28/07/2016 às 12h44min - Atualizada em 28/07/2016 às 12h44min

WhatsApp Gold volta a ser isca para golpe, alerta empresa de segurança

O WhatsApp, o aplicativo mais usado do Brasil, voltou a servir de alvo de golpistas, segundo um alerta emitido hoje (27) por uma empresa de segurança. O chamado WhatsApp Gold, uma suposta versão com recursos avançados, é usada como chamariz para que internautas assinem planos premium em seus celulares – tanto com linha pré quando com linha pós-paga.

Segundo a empresa PSafe, o ataque de engenharia social foi detectado no Brasil e outros oito países, entre eles os Estados Unidos, Rússia e França. O comportamento é similar ao visto em maio, quando a Kaspersky Lab, também especializada em segurança, emitiu o primeiro alerta sobre a “versão dourada” do mensageiro.

whatsapp_textos_golpe_1

O golpe se aproveita de novidades recentes no software, como as novas fontes para formatação dos textos.

Diferentemente do verificado na primeira vez que o WhatsApp Gold veio a público, agora o internauta que recebe um link com a suposta versão premium é redirecionado para a Google Play Store, com o objetivo de fazer downloads de outros aplicativos. A promessa é de que, após baixar os arquivos, o internauta receberia a liberação de recursos avançados.

O principal prejuízo ao usuário se deve ao redirecionamento também para páginas de assinaturas de serviços pagos. Existe a possibilidade de o internauta assinar sem querer algum serviço de SMS, para receber novidades sobre esportes ou horóscopo, por exemplo.

whatsapp_numero_games

A primeira leva de ofertas para a "golden version" do WhatsApp incluía a possibilidade de visualizar o perfil dos contatos. No ocasião, o escritório do WhatsApp no Brasil esclareceu que não existem versões diferenciadas do software e ainda destacou que o WhatsApp não é uma rede social, e por isso não comporta atualmente o conceito de perfil de usuários.

Com techtudo

Link
Tags »
WhatsApp Gold volta a ser isca para golpe alerta empresa de seguran a
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se as eleições fossem hoje, Quem você votaria para Presidente da República

49.4%
24.6%
5.1%
4.8%
3.7%
0.8%
0.7%
0.3%
1.2%
9.4%