05/01/2017 às 21h40min - Atualizada em 05/01/2017 às 21h40min

Creme dental Colgate pode conter uma substância que causa câncer, diz site

Em seu site oficial, a FDA comunicou que o triclosan "não é conhecido" como perigoso para os seres humanos, contudo, os resultados vistos em animais motivou o órgão a realizar novos testes.

180graus

O creme dental Colgate pode estar ligado ao aparecimento de células cancerígenas, segundo publicação do site Bloomberg News. O agente anti-séptico triclosan, é usado para reduzir a contaminação de bactérias e é encontrado em sabonete para as mãos, brinquedos infantis e utensílios domésticos, bem como no Colgate Total .

O triclosan já havia sido aprovado pela FDA (Food and Drug Administration) - agência responsável pela regulamentação dos alimentos e medicamentos nos EUA -, em 2010. Entretanto, a substância foi relacionada à redução da fertilidade em ratos e um estudo, realizado em 2013 ligou o produto à diminuição da produção de espermatozoides nesses animais.

Em seu site oficial, a FDA comunicou que o triclosan "não é conhecido" como perigoso para os seres humanos, contudo, os resultados vistos em animais motivou o órgão a realizar novos testes.

Mesmo após a divulgação de um relatório com 35 páginas de toxicologia da Colgate Total e triclosan pela FDA, que evidencia má formação óssea fetal em ratos e camundongos, a Colgate ignora a relevância dos resultados, uma vez que eles foram conduzidos em animais e diz não ter planos de reestruturar a fórmula do creme dental e afirma que a eficácia e a segurança do produto são comprovadas por mais de 80 estudos clínicos, que no total envolveram 19 mil pessoas.

 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »