Das 1.100 vagas do concurso para soldado da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, 224 são reservadas para pessoas negras, o que cumpre o percentual de 20% estabelecido na lei estadual nº 12.169/2021. A comprovação final para preencher as vagas reservadas será feita por procedimentos de heteroidentificação, a ser realizado pela banca IBFC.
Para ter acesso a essa reserva de vagas para pessoas negras, além de se autodeclarar negro no preenchimento do formulário de inscrição do concurso, o candidato deve comprovar também que cursou pelo menos um ano do ensino médio em escola pública e que tem renda bruta familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo. O prazo para se inscrever e enviar a documentação dos outros requisitos para essas vagas reservadas, é de 1º a 30 de agosto, no site www.ibfc.org.br .
De acordo com o item 5.8 do edital, “os candidatos negros concorrerão concomitantemente às vagas reservadas e às vagas destinadas à ampla concorrência, de acordo com a sua classificação no concurso”. Se aprovados dentro do número de vagas oferecidas para ampla concorrência, não serão computados para efeito do preenchimento das vagas reservadas, ainda conforme o edital.
Procedimentos de heteroidentificação – Acontecerá em João Pessoa, por uma comissão da banca para aferir a condição de pessoa negra, através de critérios fenótipos do candidato naquela data, não sendo aceito nenhum procedimento de heteroidentificação realizado em outros concursos públicos anteriores.
source
PM PB