Foto - EFE/EPA/MICHAEL REYNOLDS

Cinco representantes democratas da Câmara estão pedindo ao presidente Joe Biden que encerre sua campanha de reeleição de 2024, enquanto sua equipe mantém que ele continuará na corrida.

Em um artigo de opinião para o Chicago Tribune, o deputado Sean Casten (D-IL) pediu na sexta-feira ao presidente Joe Biden para “passar a tocha”, chamando o ex-presidente Donald Trump de “ameaça existencial” para o país. Outros quatro democratas, os deputados Jared Huffman (CA), Marc Veasey (TX), Mark Pocan (WI) e Jesus “Chuy” Garcia (IL), também disseram na sexta-feira que Biden deveria se afastar devido a preocupações com a saúde do presidente de 81 anos.

Casten afirmou acreditar que Biden perderia para Trump e que deveria permitir que outro democrata o desafiasse. Ele sugeriu que o país poderia não sobreviver se Biden fosse derrotado.

“É com o coração pesado e muita reflexão pessoal que estou, portanto, pedindo a Biden que passe a tocha para uma nova geração,” escreveu Casten. “Para gerir uma saída com toda a dignidade e decência que guiaram seu meio século de serviço público. Para cimentar seu legado como o presidente que salvou nossa democracia em 2020 e o entregou a mãos confiáveis em 2024, que poderiam levar seu legado adiante.”

Casten disse acreditar que Biden teria dificuldade em responder às críticas sobre sua saúde mental e física.

“E enquanto esta eleição for litigada sobre qual candidato é mais provável de ser responsabilizado por gafes públicas e ‘momentos seniores,’ acredito que Biden não apenas vai perder, mas também é singularmente incapaz de mudar essa conversa,” disse Casten.

Os deputados democratas Huffman, Veasey, Pocan e Garcia divulgaram um comunicado na manhã de sexta-feira pedindo que Biden se retirasse da corrida.

“Devemos enfrentar a realidade de que preocupações públicas generalizadas sobre sua idade e aptidão estão colocando em risco o que deveria ser uma campanha vitoriosa,” escreveram. “Essas percepções podem não ser justas, mas se solidificaram após o debate do mês passado e agora é improvável que mudem. Acreditamos que a coisa mais responsável e patriótica que você pode fazer neste momento é sair como nosso candidato enquanto continua a liderar nosso partido a partir da Casa Branca.”

Eles acrescentaram que “passar a tocha” injetaria entusiasmo no Partido Democrata e “revigoraria a corrida.”

A campanha de Biden até agora negou qualquer relatório de que ele abandonará a corrida. Biden está atualmente se recuperando da COVID. Sua equipe disse que ele pode voltar à campanha na próxima semana.

Source link

source
Fonte:
Paulo Figueiredo

Ouça a Rádio Piranhas FMRádio Piranhas FM pelo RadiosNet. #OuvirRadio