A Polícia Federal (PF) vai publicar nos próximos dias a conclusão de um inquérito sobre o 8 de janeiro. Espera-se que o documento complique militares, diferentemente de uma investigação feita pelo Exército, segundo a qual a culpa pelos estragos na Praça dos Três Poderes é do governo Lula, informou o jornal Folha de S.Paulo, no sábado 5.

De acordo com o documento da PF, as Forças Armadas foram omissas. Isso porque elas não teriam atuado para retirar manifestantes do quebra-quebra, tampouco de modo a desmontar os acampamentos em frente aos quartéis.

publicidade

Cerca de 80 militares depuseram à PF, incluindo quatro generais. Dessa forma, o depoimento deles será usado em um contexto maior, que levará em conta suposta omissão do ex-presidente Jair Bolsonaro e militares do Exército.

CPMI 8 janeiro
Manifestantes sobem a rampa do Congresso Nacional para protestar contra o governo Lula – 08/01/2023 | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Investigação do Exército sobre o 8 de janeiro isenta militares

Finalizado em março deste ano, um relatório feito pelo Exército isentou seus integrantes do que houve no 8 de janeiro. O inquérito culpou ainda a Secretaria de Segurança e Coordenação Presidencial, vinculada ao Gabinete de Segurança Institucional.

Conforme o texto, se houvesse tido planejamento “adequado” no início do governo Lula, seria possível ter evitado a invasão da sede do Executivo ou minimizado os estragos.

“Resta evidente que o planejamento, o acionamento e o emprego de militares no tocante às ações ligadas à manutenção da integridade física do Palácio do Planalto e adjacências cabe à secretaria do GSI”, diz o documento.

Leia também: “Filiados a partidos de esquerda estavam no 8 de janeiro”

source
Fonte : Revista Oeste

Ouça a Rádio Piranhas FMRádio Piranhas FM pelo RadiosNet. #OuvirRadio