VI Jornada de Sustentação Oral no TST ocorreu em outubro, trazendo pela 4ª vez o prêmio para a Paraíba
Em outubro, a aluna do curso de Direito do Unipê Mayara Trajano dos Santos se tornou campeã na VI Jornada de Sustentação Oral Trabalhista no Tribunal Superior do Trabalho (TST) 2023, em Brasília (DF). O evento realizado pela Cruzeiro do Sul Educacional (CSED), grupo do qual o Unipê faz parte, reuniu no dia 17 de outubro estudantes dos cursos de Direito de grupo para defender oralmente as suas teses a partir de um caso concreto do TST.
A defesa das teses foi realizada na Sala de Sessões Orlando Teixeira da Costa e avaliada por uma comissão julgadora composta pela ministra Kátia Magalhães Arruda e pelos ministros Maurício Godinho Delgado e José Roberto Freire Pimenta, do TST. Com a vitória de Mayara, o Unipê consagrou a sua 4ª conquista no evento, mostrando a qualidade de ensino e aprendizagem que estudantes da graduação possuem.
Para a aluna vencedora, hesitar sua participação no evento não foi nem cogitado e, com isso, disse ter tido uma experiência fascinante, se sentindo honrada por trazer o 1º lugar para a Paraíba. Mayara teve como adversários estudantes de Direito do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) e da Universidade Positivo, de Curitiba (PR), que julgou igualmente bem preparados e avaliados.
“É uma satisfação imensa, como mulher, como paraibana, como sertaneja, poder ser reconhecida pela Eminente Ministra Katia Magalhães Arruda e pelos Eminentes Ministros Maurício Godinho Delgado e José Roberto Freire Pimenta, membros da mais alta corte trabalhista do país, a quem sempre admirei de longe. Contudo, essa não é uma vitória de um dia, mas sim uma congratulação pelos milhares de pequenas vitórias que ultrapasso todos os dias nessa caminhada rumo ao exercício da advocacia”, contou Mayara, aluna do 7º período do curso.
Ao lado dela estava Guilherme Nóbrega Carneiro da Cunha, estudante do 8º período de Direito do Unipê. Para ele, a prática trouxe ensinamentos únicos. “Foi um pontapé inicial para o início de um longo percurso na vida jurídica, dias que nunca esquecerei! Graças a oportunidade oferecida pela instituição, tive o privilégio de conhecer algumas instâncias máximas do poder judiciário brasileiro, e atuar em uma delas. Isso me incentivou bastante a querer estudar cada vez mais, para um dia poder chegar lá como profissional”, colocou.
VI Jornada de Sustentação Oral Trabalhista no TST
O evento é um diferencial do Unipê dentre os outros cursos de Direito da Paraíba, sendo o único a oportunizar essa experiência no estado. Somente estudantes da Instituição, segundo o coordenador do curso, Prof. Me. Antônio Toscano Filho, têm a possibilidade relacionar teoria e prática no TST, além de desenvolver capacidades de apreensão, transmissão crítica, produção criativa do Direito e técnicas de persuasão próprias da área, tendo as sensações reais experimentadas pelos advogados na tribuna de um Tribunal Superior em Brasília.
Para Antônio, a oportunidade proporcionada pela CSED traz sempre alegria. “Para o curso e os estudantes este evento é extremamente importante, pois representa uma oportunidade única para aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula em situações fáticas simuladas, bem como o exercício prático da atuação oral em simulação de Sessão de Turma do TST. Dessa forma, contribui sobremaneira para a formação de profissionais dotados de experiência para formulação de recursos e sustentações orais perante quaisquer Tribunais Superiores”, considerou.
Circuito Federal do Unipê
A VI Jornada de Sustentação Oral no TST 2023 foi um dos eventos nos quais estudantes do curso tiveram a chance de conhecer as instâncias de poderes públicos em Brasília.
Em outubro, no programa Circuito Federal, coordenado pelo Prof. Dr. Romulo Palitot, de Direito do Unipê, os alunos da graduação puderam também conhecer o Supremo Tribunal Federal (STF), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Palácio do Planalto, Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Tribunal Regional Federal 1ª Região, a Procuradoria Geral da República (PGR) e o Complexo da Papuda.
Quer ser um (a) profissional do Direito?
O curso de Direito do Unipê possui uma inigualável infraestrutura e avançados instrumentos pedagógicos disponibilizados para os seus docentes e discentes, sendo um referencial de reconhecimento e qualidade no Estado da Paraíba e na região Nordeste. Saiba mais!
source
Fonte : Portal Correio