O falso roubo de uma BMW/330I no bairro Vila Nova, em Porto Alegre (RS), desencadeou uma grande operação da Polícia Civil do Rio Grande do Sul na manhã desta quarta-feira (26) na capital gaúcha. Batizada como Operação “Primeiro de Abril” – em alusão à data da suposta ocorrência e à data considerada o Dia Mundial da Mentira – a ação tinha o objetivo de cumprir um mandado de busca e apreensão na residência de J.M, suspeito de praticar a fraude visando o recebimento de indenização ou valor de seguro.

Ao longo das investigações, a Delegacia de Polícia de Repressão ao Roubo de Veículos – DRV/DEIC, constatou que a suposta vítima do roubo, na realidade, era o autor de uma tentativa de estelionato contra a seguradora do automóvel. As suspeitas ganharam força após a coleta de depoimento informal da vítima e de imagens do suposto local onde o roubo havia ocorrido. Ao contrário do que havia sido afirmado pelo homem, ele saiu de casa a pé e retornou da mesma forma.

De acordo com a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, esse tipo de prática de estelionato contra seguradoras tem sido cada vez mais frequente, sendo conhecido como “golpe do seguro”. Estima-se que, mensalmente, entre 5 a 10% dos registros de roubos são falsos. Essa problemática provoca uma falsa elevação nos indicadores criminais, o que tem feito com que a PC/RS atue de forma cada vez mais firme para coibir esse tipo de ação.

Esse tipo de golpe acontece, principalmente, com veículos de alto padrão e que apresentam uma difícil negociação no mercado de compra e venda de usados. Nesses casos, alguns proprietários adotam essa solução ilícita para se desfazer do bem segurado, inclusive com o desmonte e comercialização de peças dos automóveis.

O homem acusado pelo golpe da BMW está preso por porte ilegal de arma de fogo e aguarda julgamento.

source
Fonte : CNN BRASIL

Ouça a Rádio Piranhas FMRádio Piranhas FM pelo RadiosNet. #OuvirRadio