O lançamento do empreendimento World Trade Center (WTC) no Parque Tecnológico de Brasília BioTIC — um distrito de inovação na capital federal — ocorreu nesta quinta-feira (9/11), no auditório do BRBLab. O evento representa um passo importante para o posicionamento da cidade no cenário dos negócios internacionais.

O anúncio da construção, prevista para iniciar em janeiro de 2024, incluiu a apresentação de detalhes sobre o moderno centro de convenções e o complexo hoteleiro de alto padrão a serem erguidos na área. Em termos de eventos e hospedagem, o projeto promete elevar Brasília ao nível de elite entre cidades do mundo todo.

Com investimento inicial de R$ 728 milhões, o WTC Brasília funcionará como um vetor para a renovação econômica, além de abrir portas para oportunidades de emprego e de colocar o Distrito Federal na perspectiva do comércio global.


0

Para o presidente do BioTIC, Gustavo Dias, com a chegada do polo de negócios WTC, Brasília se firmará como um polo de inovação, produção de talentos e fomento da pesquisa nos campos da biotecnologia. Presente em cerca de 90 países, o empreendimento será uma peça-chave para transformar a cidade em um hub de negócios e inovação de alta estratégia, segundo ele.

“A cidade é a sede do poder federal e o maior consumidor de tecnologia do país. As empresas querem estar perto de Brasília e vender tecnologia para esse mercado. Esse não é um projeto simples, é uma proposta antiga, em um terreno muito grande. Então, todas as etapas vencidas são importantes”, frisa Gustavo.

A World Trade Center Association é formada por diferentes grupos empresariais — públicos e privados —, com a missão de estimular oportunidades de comércio e investimentos.

Presidente do WTC, Daniella Abreu ressalta que o empreendimento será o principal ponto de encontro de negócios em Brasília.

“Nós atuamos como um ecossistema internacional para geração de negócios a investidores imobiliários, agências de desenvolvimento econômico e empresas que desejam se conectar globalmente, sob a égide de uma marca de prestígio”, destaca a presidente.

Com essa iniciativa em Brasília, empresas da região poderão desfrutar do prestígio e de uma rede espalhada por mais de 90 países, o que contribuirá para a atração de olhares e investimentos do mundo todo para a capital do Brasil.

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes acompanhou o evento de anunciação do empreendimento e comenta a importância de um projeto desse porte para Brasília.

“Temos grandes desafios de encontrar, também, um desenvolvimento industrial de serviços adequados. Essa era a proposta que, nas várias vezes em que aqui estive, Gustavo [Dias] e seus colegas mostraram. Isso me parece ser fundamental. Certamente, estamos na fase pós-moderna. E, com essa marca de modernidade, Brasília precisa ter projetos como esses apresentados”, avalia.

Estrutura

Localizado em uma área de 121,5 hectares entre a DF-003, o Parque Nacional de Brasília e a Granja do Torto, o BioTIC é o eixo do avanço científico e tecnológico do Distrito Federal.

A legislação atual prevê o desenvolvimento do hub e a disponibilização de terreno com potencial de expansão para instalação de empresas e centros de pesquisa na área.

Subsidiária da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), a BioTIC S.A. administra o Parque Tecnológico de Brasília.

O objetivo da iniciativa é promover um ecossistema dinâmico para negócios inovadores que impulsionem o desenvolvimento sustentável do Distrito Federal, com planos futuros de abertura de capital para a iniciativa privada.

source
Por Metrópoles

Ouça a Rádio Piranhas FMRádio Piranhas FM pelo RadiosNet. #OuvirRadio