A Black Friday de 2023 acontece no dia 24 de novembro. A data de promoções estratégica para o varejo acontece sempre após a quarta quinta-feira do mês, após o feriado de Ação de Graças dos Estados Unidos, o Thanksgiving Day.

Alguns mitos giram em torno do surgimento dessa “tradição” que inaugura a temporada de compras de final de ano.

Mas há um consenso, antes de se tornar sinônimo de uma data positiva para o varejo, o termo “Black Friday” tinha um cunho pejorativo tanto no mercado quanto entre a população dos EUA.

Origem da Black Friday

O termo “Black Friday” foi utilizado pela primeira vez para definir a sexta-feira, 24 de setembro de 1869, no contexto da crise do ouro nos EUA.

A nomenclatura só seria usada no contexto do pós-Ação de Graças quase 100 anos mais tarde.

“O termo ‘Black Friday’ surgiu nos Estados Unidos na década de 1960, quando a polícia da Filadélfia começou a usá-lo para descrever o caos causado pelo grande fluxo de pessoas e carros no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças”, conta o professor de economia e especialista em Black Friday, Alberto Guerra.

Em geral, termos como esses são usados de maneira pejorativa para se referir a eventos como quebras da bolsa e grandes baixas do sistema financeiro, como a “Black Thursday” (quinta-feira negra) de 1929, quando ocorreu o crash de Wall Street, que ocasionou a Grande Depressão.

Mas, a partir dos anos 80 e 90, a “Black Friday” foi abraçada pelo varejo para aproveitar o fluxo após o feriado promovendo vendas.

“A partir dos anos 1980, o termo ganhou um novo significado no comércio, passando a ser usado para se referir ao dia em que as lojas começam a registrar lucros após o feriado de Ação de Graças, tornando-se um momento dos lojistas ‘saírem do vermelho’ (prejuízo) para atingir o ‘preto’ (do inglês ‘black ink’, equivalente ao nosso ‘conta em azul’)”, explica Guerra.

E no Brasil?

A Black Friday passou a ser praticada no Brasil nos anos 2010, ganhando força no varejo a partir de 2012.

“Hoje é uma das ações do calendário promocional do varejo mais representativas em relação a faturamento e número de clientes”, afirma o especialista.

Segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), as vendas no varejo cresceram 6,9% na Black Friday de 2022. Só no e-commerce, a alta registrada foi de 21,1%.

Para este ano, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) espera que a Black Friday atinja um faturamento de R$ 7,1 bilhões no e-commerce, crescimento de 17% na comparação com 2022.

*Sob supervisão de Ligia Tuon

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Fonte : CNN BRASIL

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