Siga Nosso Instagram @saobentoemfoco

18 jan 2024 – Manchete Destaque

Blocos carnavalescos de Campina Grande têm desfile permitido após acordo — Foto: Reprodução

Representantes de poderes públicos, segurança, instituições e blocos carnavalescos se reuniram nesta quinta-feira (18) para redefinir a proibição inicial dos desfiles de blocos carnavalescos nos principais pontos de Campina Grande entre os dias 8 e 13 de fevereiro. A decisão inicial, proveniente de um decreto municipal, foi revertida após uma decisão judicial. O novo acordo estabelece que os blocos poderão desfilar no período do Carnaval, desde que respeitem uma distância de 1 km de locais onde ocorrem cultos ou missas católicas.

O bloco Jacaré do Açude Velho, por exemplo, teve seu percurso modificado para respeitar a distância do evento religioso Consciência Cristã, realizado no Parque do Povo. A reunião aconteceu na sede do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e resultou em um novo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

Fred Guimarães, representante do bloco Jacaré do Açude Velho, expressou satisfação com as decisões da reunião: “O bloco realmente vai sair, das 10h às 16h, e o quanto é bom o diálogo. Ficou acordado que a partir do próximo ano nos reuniremos bem antes, em setembro de 2024, para que todo mundo tenha tempo de se organizar. Chegamos a um consenso, o diálogo foi positivo e estamos saindo daqui todos satisfeitos, entendendo que o folião vai poder brincar o Carnaval em Campina.”

Os blocos que ainda não se credenciaram para desfilar terão mais 48 horas para realizar a inscrição no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede). Não será emitido um novo decreto pela prefeitura, pois o acordo firmado entre as partes envolvidas já é considerado suficiente pela procuradoria do município.

A Defensoria Pública do Estado da Paraíba emitiu uma ação civil pública contra o decreto inicial, alegando ilegalidade e inconstitucionalidade. Em nota, a prefeitura destacou que a decisão visou reorganizar o calendário de eventos, atendendo recomendações do Ministério Público da Paraíba e dos órgãos de segurança, para evitar colisão entre o Carnaval da Paz e os festejos carnavalescos. A OAB em Campina Grande também manifestou preocupação com o decreto e está monitorando a situação.

O Povo PB

Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.


source
Fonte ; O PovoPB

Ouça a Rádio Piranhas FMRádio Piranhas FM pelo RadiosNet. #OuvirRadio