O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, destacou nesta segunda-feira, 28, a importância do mercado de capitais para fomentar o setor de crédito e contribuir para o crescimento econômico.

“Essa agenda sofre algum tipo de discriminação. Em Brasília, isso era visto como uma agenda da ‘Faria Lima’, mas é a agenda mais democratizante que tem”. De acordo com ele, quando as empresas grandes saem do balanço de bancos e vão para o mercado de capitais, os bancos têm de ocupar o balanço com outras coisas e mudar o mix de crédito. “Dizem que o mercado de capitais é elitizante, mas é o contrario.”

Oferta Exclusiva

CDB 230% do CDI

Invista no CDB 230% do CDI da XP e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

De acordo com Campos Neto, que participou nesta tarde do Warren Institutional Day, em São Paulo, houve uma diminuição no direcionamento do crédito para bancos públicos. “O que compensou foi o mercado de capitais, que foi capaz de fazer esse movimento de diminuir o balanço dos bancos públicos e o balanço de banco privado ficou quase inalterado”, disse. “A alocação de recursos ficou mais eficiente”, acrescentou.

Ele ressaltou ainda o papel do cooperativismo de crédito, modelo que reduz a assimetria de informação.

Campos Neto comentou ainda sobre a economia tokenizada, inserida em quatro grandes blocos pelo Banco Central: Pix, open Finance, internacionalização da moeda e moeda digital. “Na evolução do sistema, Drex é uma inovação que vai bem além de pagamentos. Contratos e registros serão feitos de forma imediata e gratuita. O presidente do BC disse que no futuro haverá aglutinação dos quatro blocos. “Queremos ligar o Pix no Drex”, mencionou, lembrando que na Índia e em alguns lugares da Ásia já integraram o sistema de pagamentos e o de moeda digital.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

source
Fonte : Infomoney

Ouça a Rádio Piranhas FMRádio Piranhas FM pelo RadiosNet. #OuvirRadio