Bolsonaro, Lula
Foto: Agência Brasil/Ricardo Stuckert

Faltando apenas três semanas para o primeiro turno das eleições municipais, que será realizado no dia 6 de outubro, as pesquisas eleitorais indicam uma disputa intensa em várias capitais do Brasil. Candidatos apoiados por Jair Bolsonaro (PL) aparecem na frente em 12 das 26 capitais, sendo cinco deles do próprio PL, o partido do ex-presidente.

Enquanto isso, no campo oposto, quatro candidatos apoiados por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também lideram as pesquisas, mas somente Goiânia é diretamente ligada ao PT. Isso sugere que, mais uma vez, a sigla pode sair sem uma prefeitura de capital ou eleger apenas um aliado direto.

O levantamento foi realizado com base em dados de diversos institutos de pesquisa, incluindo Atlasintel, Quaest, Real Time Big Data, Datafolha e Paraná Pesquisas.

Sul: Predominância bolsonarista

No Sul, as três capitais estão com bolsonaristas na liderança, mas a situação em Porto Alegre é mais acirrada. O atual prefeito, Sebastião Mello (MDB), tem 40% das intenções de voto, enquanto Maria do Rosário (PT), apoiada por Lula, aparece com 32%, mostrando um cenário de disputa apertada.

Em Florianópolis, o candidato Topázio Neto (PSD), com apoio de Bolsonaro, está confortável, com chances de vitória já no primeiro turno. Curitiba segue um caminho semelhante, com Eduardo Pimentel (PSD) também liderando e com grandes chances de avançar para o segundo turno, seguido por Luciano Ducci (PSB), que tem o apoio de Lula.

Sudeste: disputas divididas

No Sudeste, o cenário é misto. Em Vitória (ES) e Belo Horizonte (MG), candidatos de fora da polarização entre Lula e Bolsonaro estão na frente. Lorenzo Pazolini (Republicanos) e Mauro Tramonte (Republicanos) lideram em suas respectivas cidades.

Em São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) lidera, mas em margem apertada, conforme as projeções, podendo enfrentar Guilherme Boulos (Psol) ou Pablo Marçal (PRTB) em um segundo turno. Já no Rio de Janeiro, o atual prefeito Eduardo Paes (PSD) segue com folga na liderança, com chances de ser reeleito ainda no primeiro turno.

Centro-Oeste: domínio do União Brasil, de Caiado

No Centro-Oeste, Adriana Accorsi (PT) está à frente em Goiânia, sendo a única petista liderando uma capital. Porém, logo atrás, estão Vanderlan Cardoso (PSD) e Sandro Mabel (UB), mostrando que a corrida ainda está aberta.

Em Campo Grande (MS), Rose Modesto (UB) lidera, enquanto em Cuiabá (MT), Eduardo Botelho (União Brasil) está na frente, seguido de perto por Abílio Brunini (PL), apoiado por Bolsonaro.

Nordeste: equilíbrio entre bolsonaristas e lulistas

No Nordeste, a disputa é dividida. Em Maceió (AL) e Salvador (BA), candidatos bolsonaristas, JHC (PL) e Bruno Reis (UB), respectivamente, têm grandes chances de vencer ainda no primeiro turno. Em Recife (PE), João Campos (PSB), aliado de Lula, também deve vencer sem necessidade de um segundo turno.

Fortaleza (CE) é palco de uma das disputas mais acirradas. André Fernandes, apoiado por Bolsonaro, lidera, mas Capitão Wagner (União Brasil) e o atual prefeito José Sarto (PDT) estão logo atrás, com Evandro Leitão (PT) na cola, com crescimento igualado a Fernandes nos últimos levantamentos, podendo chegar ao segundo turno. Todos os principais candidatos estão tecnicamente empatados.

Norte: bolsonarismo em alta

No Norte, a força de Bolsonaro se mantém forte, com quatro das sete capitais tendo candidatos apoiados pelo ex-presidente na liderança. Em Macapá (AP), Dr. Furlan (MDB) chega a alcançar impressionantes 91% de intenção de votos.

Em outras cidades como Boa Vista (RR) e Porto Velho (RO), candidatos bolsonaristas também estão à frente, com chances de vitória ainda no primeiro turno. São eles: Arthur Henrique, do MDB, e Mariana Carvalho, do União Brasil, respectivamente.

Em Belém (PA), Igor Normando (MDB), que conta com o apoio da família Barbalho, lidera, mas enfrenta uma disputa acirrada com Eder Mauro (PL), ligado a Bolsonaro.

Eis a contagem do Balanço Conexão1 +55, com listagem de informações por regiões, estados, nomes, partidos e porcentagens:

Candidatos apoiados por Bolsonaro – 12 capitais

Na liderança
Porto Alegre (RS):
Sebastião Mello, do MDB
Florianópolis (SC): Topázio Neto, do PSD
Curitiba (PR): Eduardo Pimentel, do PSD
São Paulo (SP): Ricardo Nunes, do MDB
Maceió (AL): JHC, do PL
Salvador (BA): Bruno Reis, do União Brasil
Fortaleza (CE): André Fernandes, do PL
Macapá (AP): Dr. Furlan, do MDB
Boa Vista (RR): Arthur Henrique, do MDB
Porto Velho (RO): Mariana Carvalho, do União Brasil
Belém (PA): Eder Mauro, do PL
Cuiabá (MT): Abílio Brunini, do PL

Candidatos apoiados por Lula – 2 capitais

Na liderança
Goiânia (GO): Adriana Accorsi, do PT

Recife (PE): João Campos, do PSB

Se considerar empate técnico ou em linhas de crescimento, soma-se mais 4 capitais, totalizando 6. São elas:

São Paulo (SP): Guilherme Boulos, do Psol
Porto Alegre (RS): Maria do Rosário, do PT
Curitiba (PR): Luciano Ducci, do PSB
Fortaleza (CE): Evandro Leitão, do PT

source
Fonte : Conexão Politica

Ouça a Rádio Piranhas FMRádio Piranhas FM pelo RadiosNet. #OuvirRadio