O “Carro da Vacina“, da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, foi reativado e percorrerá as regiões de Ceilândia, Brazlância, Sol Nascente e Pôr do Sol aos sábados. Desde o ano passado, quando o projeto começou, o veículo já auxiliou na aplicação de 50 mil doses de vacina na capital federal. De acordo com a pasta, o veículo vai intensificar as ações de busca ativa, para ampliar a cobertura vacinal da população. Os índices de vacinação estão abaixo do esperado — entre crianças entre 5 e 11 anos, por exemplo, a taxa de imunização com a dose de reforço contra a Covid é de 8%.




O carro da vacina vai circular nas áreas identificadas como de mais baixa cobertura vacinal. Os agentes usam um megafone para anunciar a chegada da equipe. A vacinação acontece durante pausas nas ruas, para que os moradores compareçam com documentos de identificação e cartões de vacina, caso tenham.


Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


Catadores de materiais, vendedores ambulantes, acamados e pessoas sem meios de transporte também podem se vacinar com a ida das equipes até esses locais. “Ações em feiras, shoppings e parques, por exemplo, são fundamentais para as campanhas. Porém, quando passamos de casa em casa, as pessoas estão com os cartões de vacina das crianças, o que permite ampliar todas as coberturas”, afirma a chefe do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Imunização da Região Oeste de Saúde do DF, Zildene Bittencourt.


O carro de vacina


Com foco na aplicação de vacinas conta a Covid, o projeto “Carro da Vacina” surgiu em Ceilândia. A ideia já foi replicada em outras regiões administrativas, como Planaltina, Gama, São Sebastião, Água Quente, Guará e Plano Piloto.



*Sob supervisão de Fausto Carneiro

source
R7

Ouça a Rádio Piranhas FMRádio Piranhas FM pelo RadiosNet. #OuvirRadio