O chanceler Mauro Vieira deve discutir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na quinta-feira (16), a elaboração de uma nova lista de brasileiros e parentes próximos que querem deixar a Faixa de Gaza, em meio ao conflito entre Israel e Hamas.

De acordo com integrantes da área diplomática do governo, até o momento, pelo menos menos 60 pessoas já demonstraram interesse em serem repatriados para o Brasil.

Na terça-feira (14), o chanceler pediu um levantamento para sobre os interessados em deixar Gaza para a Representação do Brasil junto à Palestina e as embaixadas em Israel e no Egito. É com base nessas informações que o chanceler debaterá o tema com o presidente.

Segundo a CNN apurou, Vieira pretende debater com Lula os critérios admitidos para a inclusão dos interessados na nova lista. Hoje, uma das preocupações é com o grau de parentesco que seria aceito numa nova relação.

Na segunda-feira (13), Lula, ao receber os 32 repatriados de Gaza na Base Aérea do Brasília, prometeu o esforço do governo trazer ao Brasil todos aqueles que tiverem interesse.

“A gente vai tentar fazer todo esforço que estiver ao alcance da diplomacia brasileira para tentar trazer os brasileiros que lá estão e que querem voltar ao Brasil”, declarou Lula ao ouvir o apelo dos repatriados.

De acordo com integrantes do Itamaraty, além da definição dos critérios, ainda é preciso verificar quando Israel e Egito aceitarão a discutir a saída de novos estrangeiros. Desde o início da abertura da passagem de Rafah, saíram 3 mil das 7 mil pessoas de outras nacionalidades.

Apesar de a discussão sobre a saída de um novo grupo de Gaza, diplomatas brasileiros evitam falar em prazos e criar expectativa pouco realistas neste momento.

VÍDEO – Comunidade israelense desanima de diálogo com Lula

source
Fonte : CNN BRASIL

Ouça a Rádio Piranhas FMRádio Piranhas FM pelo RadiosNet. #OuvirRadio