Entidades fizeram referências à luta contra o racismo na data escolhida para lembrar Zumbi dos Palmares, morto em 1695

(Foto: Reprodução)

Nesta segunda-feira (20), se comemora o Dia da Consciência Negra, uma luta histórica dos negros contra a desigualdade, a exclusão e a discriminação racial. Os três principais clubes da Paraíba, Botafogo-PB e Treze se juntam nesta “guerra” ao lado da CBF e Federação Paraibana de Futebol.

O Botafogo-PB, divulgou nas suas redes sociais “Hoje, celebramos o Dia da Consciência Negra. O Belo se une à luta contra o racismo, reafirmando nosso compromisso por respeito, igualdade, justiça e equidade”.

Enquanto a Federação Paraibana de Futebol exalta: “Neste dia especial, enaltecemos a história aguerrida e lutadora da comunidade negra, cultivando respeito e união. 20 de novembro – Dia da Consciência Negra. Um compromisso diário pela igualdade”.

A diretoria do Treze que sempre tem se manifestado nestas datas marcadas, de luta para igualdades sociais em todos os segmentos publicou “Neste dia especial, enaltecemos a história aguerrida e lutadora da comunidade negra, cultivando respeito e união, com igualdade, respeito para todos”.

Para a diretoria da Confederação Brasileira de Futebol “É um dia de reflexão e também de lembrar todos aqueles que ao longo da história lutaram pelos direitos e pela igualdade dos negros na sociedade. É um dia para reverenciar a ancestralidade e reverencio meus antepassados, que me ajudaram a ser quem sou”, afirma o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues.

Sobre a data

O dia 20 de novembro foi a data escolhida para lembrar a resistência contra o racismo, que foi protagonizada por Zumbi dos Palmares, morto em 20 de novembro de 1695. Zumbi foi o maior líder do Quilombo dos Palmares e símbolo do combate à discriminação.

A Lei Federal número 12.519, de 2011 criou oficialmente o Dia da Consciência Negra. Mas a ideia de lembrar e conscientizar a população no combate ao racismo surgiu na década de 1970, com os movimentos sociais que abraçaram a causa.

source
Fonte : Portal Correio

Ouça a Rádio Piranhas FMRádio Piranhas FM pelo RadiosNet. #OuvirRadio