Acompanha @radiopiranhas

O Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Periferias, anunciou nesta sexta-feira (28/06) a segunda edição do Prêmio Periferia Viva, em João Pessoa (PB). O prêmio visa reconhecer, valorizar, potencializar e premiar projetos e ações que contribuem para o enfrentamento das desigualdades socioespaciais e que promovem o desenvolvimento sustentável das periferias brasileiras. O secretário de Periferias do Ministério das Cidades, Guilherme Simões, participou da cerimônia de lançamento.

As mudanças climáticas afetam fortemente as comunidades periféricas, tornando urgente a promoção de ações efetivas de adaptação, mitigação e prevenção. Fenômenos climáticos extremos, como tempestades fortes, ondas de calor frequentes que causam enchentes e deslizamentos de terra, exigem soluções eficientes, criativas, integradas e duradouras. Esses desafios aumentam o racismo ambiental, destacando a necessidade de integrar essas comunidades nas estratégias de solução.

Por isso, o tema do prêmio deste ano é “Periferia Viva é Periferia Sem Risco”, destacando a urgência das crises climáticas e estimulando a participação de iniciativas que lutam para minimizar os riscos socioambientais nas periferias, transformando áreas vulneráveis em modelos de resistência e adaptação. Ao todo, serão selecionadas 178 iniciativas vencedoras, com prêmios de R$ 30 mil a R$ 50 mil.

Sobre o Prêmio

Para participar do edital, os projetos devem se enquadrar em um dos três eixos:

  1. Iniciativas de Assessorias Técnicas: Apoia o trabalho de grupos técnicos que ajudam no planejamento, na mobilização social e na resolução de conflitos nas favelas e comunidades urbanas.
  2. Iniciativas de Entes Públicos Governamentais: Valoriza os projetos feitos por órgãos do governo, que são essenciais para melhorar a qualidade de vida nas áreas mais pobres.
  3. Iniciativas Populares: Ações socioterritoriais coletivas que contribuem para a redução das desigualdades, a qualificação e a transformação dos próprios territórios, promovendo a participação e inserção social, e melhorando a qualidade de vida dessas regiões.

Quem pode participar?

  • Grupos e/ou coletivos sem CNPJ, representados por pessoa física;
  • Pessoa jurídica (com CNPJ regular) sem fins lucrativos.

Período de inscrição: 28/06/2024 a 18/08/2024. As inscrições devem ser feitas preenchendo e enviando o formulário eletrônico específico para este edital na Plataforma Mapa das Periferias: Mapa das Periferias.

Dúvidas e orientações:11/07/2024. Realização de uma apresentação virtual (live) com objetivo de passar orientações sobre as etapas de inscrição no prêmio. O vídeo ficará disponível para consulta na Plataforma Mapa Das Periferias.

Resultado preliminar da seleção: 24/09/2024. Resultado da análise, avaliação e classificação das iniciativas pela Comissão Julgadora, de caráter meritório e eliminatório.

Recursos: 25/09/2024 a 27/09/2024. Recebimento de recursos referente ao julgamento das iniciativas, após a divulgação do Resultado Preliminar da Seleção.

Resultado final da seleção: Até 14/10/2024. Publicação no Diário Oficial da União do Resultado Final Da Seleção após período de análise de recursos.

Premiação: Até dezembro de 2024. Depósito do valor do valor do prêmio nas contas bancárias dos/as proponentes vencedores, indicadas no ato de inscrição.

Para mais informações:

E-mail: [email protected]

WhatsApp: (61) 9 9158-0390

source
Fonte

Portal da Capital

Ouça a Rádio Piranhas FMRádio Piranhas FM pelo RadiosNet. #OuvirRadio