É possível conhecer um pouco da história da ciência a partir do cinema, assistindo a produções que apresentam a vida e o trabalho de personalidades que, de uma forma ou de outra, se envolveram com pesquisas científicas e mudaram os rumos da sociedade. Confira abaixo sete desses títulos.

Produções cinematográficas que contam histórias de cientistas são, às vezes, mal interpretados, como se fossem apenas chamariscos para estudantes do ensino médio aprenderem ciências. Mas elas são bem mais do que isso.

“Radium Girls” (2018)

Dirigido por Lycia Dean Pilcher e Ginny Mohler, o filme conta a história das irmãs Bessie e Jo (interpretadas por Joey King e Abby Quinn), que trabalhavam em uma fábrica de Nova Jersey, pintando mostradores de relógio que brilhavam no escuro.

Quando Jo adoece, elas descobrem a verdade: o pigmento verde da tinta era o elemento radioativo rádio. O caso forçou a criação de novos protocolos de segurança no trabalho e regulamentações sobre a manipulação de materiais radioativos.

O filme não foi lançado no Brasil e nem está disponível em nenhuma plataforma de streaming.

“Criação” (2009)

Paul Bettany — ator conhecido por interpretar o personagem Visão nos filmes do Universo Cinematográfico Marvel — aparece na trama como o torturado Charles Darwin, dividido entre a fé e a ciência.

Dirigido pelo inglês Jon Amiel, o filme abrange um momento delicado da vida do naturalista que, distante de sua esposa Emma (Jennifer Connelly), tenta concluir o seu épico “A Origem das Espécies”.

O filme não está disponível nem plataformas de streamings.

“Radioactive” (2019)

Com direção da iraniana Marjane Satrapi, o filme retrata uma das maiores personalidades da história, principalmente por suas contribuições à ciência: a física e química polonesa Marie Curie.

Com interpretação de Rosamund Pike, o enredo mostra as dificuldades de uma mulher para ser respeitada no meio científico, mesmo ela tendo descoberto um dos elementos mais fundamentais da história da humanidade.

O filme não está disponível em plataformas de streaming.

“Estrelas Além do Tempo” (2016)

Com direção de Theodore Melfi, a história conta o dia a dia de três matemáticas negras, Katherine G. Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughan (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe), que trabalham na Nasa e têm um papel fundamental no lançamento do astronauta John Glenn em órbita.

Enquanto solucionam complicadas equações, elas têm de lidar com discriminação racial e de gênero no ambiente de trabalho.

A produção está disponível para assinantes do Disney+.

“O Jogo da Imitação” (2014)

Sob a direção do norueguês Morten Tyldum, o ator Benedict Cumberbatch tem uma de suas atuações mais memoráveis ao interpretar o matemático inglês Alan Turing — cientista responsável por, junto com sua colega Joan Clarke (Keira Knightley) e uma equipe de quebradores de código, decifrar a máquina alemã Enigma para detectar alvos nazistas na Segunda Guerra Mundial.

Ao mesmo tempo em que ganhava a guerra para os Aliados, Turing era obrigado a lidar com sua sexualidade considerada “inadequada” pelo governo da época. Hoje, no entanto, o rosto do matemático estampa a cédula de 50 libras.

O filme está disponível no streaming das plataformas Netflix, Max e Prime Video.

“A Teoria de Tudo” (2014)

Baseado na vida de Stephen Hawking, esse filme mostra como o jovem astrofísico, interpretado por Eddie Redmayne, conciliava sua mente ávida por novas descobertas, o namoro com a colega de Cambridge, Jane Wide (Felicity Jones), e o diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica (ELA) aos 21 anos.

O cientista recebeu dos médicos uma expectativa de sobrevida de apenas três anos, no entanto, viveu mais 50 anos.

Diririgod pelo inglês James Marsh, o filme está disponível para assinantes do Disney+.

 “Oppenheimer” (2023)

Um dos filmes mais premiados da história, Oppenheimer tem a direção de Christopher Nolan e conta com os atores Emily Blunt, Matt Damon, Robert Downey Jr. e Cillian Murphy no elenco. Este último interpreta o protagonista, J. Robert Oppenheimer.

O filme conta o papel do físico teórico no desenvolvimento da primeira bomba atômica, que matou mais de 200 mil pessoas.

A produção está disponível no serviço de streaming da Amazon, o Prime Video.

source
Fonte : CNN BRASIL

Ouça a Rádio Piranhas FMRádio Piranhas FM pelo RadiosNet. #OuvirRadio