O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), vice-líder do governo no Congresso Nacional, afirmou em entrevista ao CNN 360° que a alta recente do dólar é “artificial” e “especulativa”.

Lindbergh destacou os números positivos da economia brasileira, como o crescimento de 2,9% em 2023, a queda da taxa de desemprego para 7,1% no primeiro trimestre e o aumento de 11% na renda do trabalho no último ano. “Teve aumento do salário mínimo acima da inflação, teve o Bolsa Família ‘turbinado’, e a inflação caiu”, destacou.

Críticas ao Banco Central

Ele criticou a decisão do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, de interromper a queda na taxa de juros, argumentando que a inflação está em queda e não há risco inflacionário.

O parlamentar culpou Campos Neto pela alta do dólar, classificando-a como um “ataque especulativo” contra o real. Ele acusou o que chamou de “turma da Faria Lima” de pressionar por cortes nos gastos públicos, citando R$ 540 bilhões em gastos tributários e R$ 780 bilhões pagos em juros nos últimos 12 meses. “A inflação está caindo, então não tem risco inflacionário. A gente também entendeu essa subida do dólar como um ataque especulativo”, afirmou.

Defesa do orçamento dos pobres

Farias afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não quer cortar o “orçamento dos pobres”, referindo-se aos programas sociais e benefícios como o Bolsa Família e o salário mínimo. Ele criticou a campanha para desvincular o salário mínimo das aposentadorias, chamando-a de uma iniciativa da “Faria Lima”.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais

(Publicado por Raphael Bueno, da CNN Brasil)

source
Fonte : CNN BRASIL

Ouça a Rádio Piranhas FMRádio Piranhas FM pelo RadiosNet. #OuvirRadio