Quase sete meses após o fatídico 8 de janeiro, quando grupos de golpistas destruíram os principais prédios políticos da capital federal, órgãos distritais e federais já se preparam para garantir a segurança de Brasília durante as comemorações pela independência, no dia 7 de setembro. O foco é evitar que os atos de violência sejam repetidos.

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) já elabora o plano de segurança pública para as comemorações. As atividades de planejamento são feitas com a participação de instituições locais e federais. O órgão do GDF destacou que, até o momento, não há manifestações ou atos públicos cadastrados para ocorrer na região central de Brasília nesta data.

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI), responsável pela assistência direta e imediata ao presidente da República, indicou que as ações para o 7 de setembro vão seguir o exemplo do evento da posse presidencial. Na ocasião, em meio ao clima de tensão na cidade, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) autorizou a utilização da Força Nacional como apoio e escalou mais de mil agentes da Polícia Federal (PF).


0

“O 7 de setembro é evento tradicional na Esplanada dos Ministérios, que conta com a atuação conjunta de diversos órgãos de segurança pública nos níveis federal e distrital. A exemplo do evento da posse, serão realizados acompanhamento de conjuntura, planejamento de ações preventivas e a coordenação das medidas para garantir o nível adequado de segurança das autoridades”, afirmou o GSI.

Novas regras para manifestações

Como medida de proteção aos principais órgãos dos governos federal e local, toda manifestação realizada na região central de Brasília deverá ser cadastrada previamente junto à SSP-DF.

O local passou a ser considerado Área de Segurança Especial (ASE), de acordo com portaria publicada no Diário Oficial do DF (DODF) em abril.

A ASE compreende as seguintes áreas e setores:

  • Esplanada dos Ministérios
  • Eixo Monumental
  • Eixos rodoviários Sul e Norte
  • Esplanada da Torre
  • Plataforma Rodoviária
  • Praça do Buriti
  • Praça dos Três Poderes
  • Setores culturais Norte e Sul
  • Setor de Divulgação Cultural (espaço entre a Torre de TV e o Centro de Convenções)
  • Setor do Palácio Presidencial (que compreende os palácios da Alvorada e Jaburu)

A realização de reuniões e manifestações públicas na ASE deverá ser comunicada previamente à SSP-DF com antecedência mínima de cinco dias úteis da data prevista para o ato público. O prazo mínimo estabelecido considera as particularidades da região e o tempo para elaborar o planejamento de ações integradas entre os órgãos que precisam atuar na operação.

Para pactuar essas questões, a SSP-DF poderá convocar os organizadores ou responsáveis pela reunião ou manifestação para alinhamento ou complemento de informações, com o objetivo de viabilizar o interesse dos atos públicos.

source
Por Metrópoles

Ouça a Rádio Piranhas FMRádio Piranhas FM pelo RadiosNet. #OuvirRadio