Pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill e do Yale Cancer Center descobriram dois novos subtipos de câncer de cabeça e pescoço relacionados ao HPV (papilomavírus humano), sendo um deles mais responsivo à radioterapia que o outro. Os achados foram publicados na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.



Para tal, os responsáveis pela pesquisa analisaram amostras tumorais de pacientes que tinham cânceres de cabeça e pescoço relacionados ao HPV. A partir disso, eles identificaram dois subtipos diferentes de tumores, sendo um deles com alta atividade NF-kB e o outro com baixa atividade NF-kB.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram


O NF-kB é um fator de transcrição que desempenha papel importante na inflamação e morte celular. 


Após descobrir esses tumores, os pesquisadores perceberam que aqueles com maior atividade NF-kB eram mais responsivos ao tratamento radioterápico e com melhor prognóstico, quando comparados ao com menor atividade NF-kB. 



Com tais resultados, os autores acreditam que o NF-kB exerça um papel importante na formação dos cânceres ocasionados pelo HPV e estão em busca de mais informações sobre o fator de transcrição para entender melhor seu papel e para novos achados quanto aos métodos de tratamento da doença mais eficazes e com menos efeitos colaterais. 

source
R7

Ouça a Rádio Piranhas FMRádio Piranhas FM pelo RadiosNet. #OuvirRadio