Siga @radiopiranhas
Durante sessão desta terça-feira (15), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), a vereadora Eliza Virgínia (PP) defendeu o projeto de lei que propõe anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília. Para a parlamentar, apoiar a proposta é uma demonstração de empatia com os paraibanos que ainda estão presos ou em prisão domiciliar por participação nas manifestações.
A manifestação de Eliza ocorreu após os vereadores aprovarem um Voto de Aplauso ao projeto de anistia, apresentado pelo vereador Fábio Lopes (PL). A proposta, que tramita na Câmara dos Deputados, busca perdoar manifestantes envolvidos nos eventos de 8 de janeiro, alegando desproporcionalidade nas punições e excesso nas prisões preventivas.
“Acho que é porque não tem nenhum familiar lá preso, porque não tem nenhum familiar aqui com tornozeleira. Gente, isso é falta de humanidade. Tem pessoenses, tem paraibanos presos. Então, só porque não é da minha família, eu não vou lutar por eles?”, questionou Eliza, que criticou também o que considera interferência do Judiciário na articulação política do Congresso.
A vereadora ainda citou que a proposta já conta com o número necessário de assinaturas para tramitar em regime de urgência na Câmara Federal e apontou tentativas de pressão para que parlamentares retirem seus apoios.
“Juiz e ministro não podem participar da vida política partidária. Vamos deixar o povo votar o que quiser, sem chantagem, sem perseguição. A pauta prioritária hoje no Brasil é a anistia. Se querem pacificar o país, que comecem por ela”, declarou.
@politicaetc