Paraíba

Empaer orienta implantação do programa “Mãos à Horta” em escola municipal de Jericó

A instalação de hortas nas escolas da rede estadual e municipais de ensino está mudando os hábitos alimentares de alunos e o plantio de mudas de árvores frutíferas vem criando consciência sobre a importância de preservar o meio ambiente e estimula para o consumo de produtos agroecológicos. 

Este trabalho vem sendo conduzido pelo Governo da Paraíba, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), em parceria com escolas, e proporciona a assistência técnica e orienta o cultivo da horta. Um caso de sucesso está no município de Jericó, no Sertão, onde é executado o programa “Mãos à Horta”, em parceria com a rede escolar. O objetivo deste projeto é trabalhar a preservação do meio ambiente, a segurança alimentar e o empreendedorismo juvenil.

Em trabalho que é conduzido pela unidade operativa da Empaer em Jericó, na semana passada, o projeto foi implantado na Escola Municipal Francisca Rosado de Oliveira, com a participação de professores e alunos que participaram de palestras. Houve excursão à Escola Agrotécnica do Cajueiro para conhecer a produção de hortaliças e, depois, se efetivou com a implantação da horta na escola, utilizando garrafas pet. Foram doadas mudas frutíferas para os pais dos alunos. A diretora da escola é a professora Eridan Alves, que agradeceu a ação da Empaer.

Idêntico trabalho foi realizado no ano passado em parceria com a Escola Cidadã Integral Francisco Maia, quando alunos conheceram as práticas de cultivo de hortaliças e plantio de árvores frutíferas típicas da região sertaneja, como: manga, acerola, caju, goiaba, laranja, limão e mamão, que apresentam bons resultados.
O projeto visa a criação de um espaço de convivência, de palestras e aulas, que serve de laboratório de estudo e pesquisa das disciplinas escolares. Os trabalhos são executados no município pelos extensionistas Maria do Socorro Almeida e Jailson Custódio.

Fonte: Secom


source
Fonte : Repórter PB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *