Um ex-gerente de controle de qualidade da Boeing alega que, durante anos, os trabalhadores da fábrica do 787 Dreamliner em Everett, Washington, rotineiramente pegavam peças que eram descartadas em um ferro-velho interno e as colocavam de volta nas linhas de montagem da fábrica.

Em sua primeira entrevista na TV aberta, Merle Meyers, um veterano de 30 anos na Boeing, descreveu à CNN Internacional o que ele diz ser uma prática elaborada e não oficial que os gerentes da Boeing na fábrica de Everett usavam para cumprir os prazos de produção, incluindo a retirada de peças danificadas e inadequadas do ferro-velho, depósitos e docas de carga da empresa.

Uma série de denunciantes levantou alegações neste ano sobre as irregularidades nos processos de fabricação da Boeing, incluindo uma denúncia oficial de um funcionário de que a Boeing escondeu peças potencialmente defeituosas dos inspetores da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA).

O denunciante alega que algumas dessas peças provavelmente acabaram em aviões.

Tudo isso acontece na sequência de uma série de problemas graves de segurança pública que abalaram a empresa.

Meyers afirma que os lapsos que ele testemunhou foram esforços intencionais e organizados, projetados para frustrar os processos de controle de qualidade em um esforço para acompanhar cronogramas de produção exigentes.

Começando no início dos anos 2000, Meyers estima que cerca de 50.000 peças “escaparam” do controle de qualidade e foram usadas para construir aeronaves.

Essas peças incluem tudo, desde itens pequenos como parafusos até montagens mais complexas como flaps de asa. Um único Boeing 787 Dreamliner, por exemplo, tem aproximadamente 2,3 milhões de peças.

A maioria das peças que deveriam ser descartadas eram frequentemente pintadas de vermelho para significar que não eram adequadas para linhas de montagem, disse Meyers. No entanto, em alguns casos, isso não as impediu de serem colocadas em aviões sendo montados, disse ele.

“É um problema enorme”, Meyers disse à CNN Internacional. “Um requisito essencial de um sistema de qualidade é manter as peças ruins e as boas separadas.”

Aviões são máquinas altamente especificadas com padrões de segurança muito mais rigorosos do que trens e carros. Suas peças, materiais e processos de fabricação são altamente regulamentados.

Meyers, cujo trabalho era encontrar problemas de qualidade na Boeing, diz que acredita ter sido forçado a sair no ano passado e diz que recebeu um pacote de indenização que não pode discutir devido a um acordo de privacidade que assinou com a Boeing.

Com base nas conversas que Meyers diz ter tido com atuais funcionários da Boeing desde que deixou a empresa, ele acredita que, embora os funcionários não removam mais peças do ferro-velho, a prática de usar outras peças não aprovadas nas linhas de montagem continua.

“Agora eles voltaram a pegar partes de seções do corpo – tudo – assim que chega ao local de Everett, ignorando a qualidade e indo direto para o avião”, disse Meyers.

E-mails da empresa que remontam a anos mostram que Meyers repetidamente sinalizou o problema para a equipe de investigações corporativas da Boeing, apontando o que ele diz serem violações flagrantes das regras de segurança da Boeing.

Mas os investigadores rotineiramente falharam em aplicar essas regras, diz Meyers, até mesmo ignorando “observações de testemunhas oculares e o trabalho duro feito para garantir a segurança de futuros passageiros e tripulantes”, escreveu ele em um e-mail interno de 2022 compartilhado com a CNN Internacional.

Meyers também descreveu suas preocupações sobre os problemas de qualidade da Boeing para investigadores federais, um painel do Senado dos EUA e o New York Times.

Em uma declaração à CNN, a Boeing não contestou as alegações de Meyers. A empresa disse que investiga “todas as alegações de comportamento impróprio, como movimentação não autorizada de peças ou manuseio incorreto de documentos”, e faz melhorias quando apropriado.

Espiral de controvérsias

As alegações de Meyers surgem enquanto a Boeing enfrenta um turbilhão de controvérsias sobre sua cultura de segurança, incluindo uma investigação criminal sobre se ela enganou a FAA sobre sua certificação do 737 Max em 2017.

Um total de 346 pessoas morreram em dois acidentes do 737 Max em 2018 e 2019. Como a CNN relatou no fim de semana, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos está se aproximando de um acordo com a Boeing que resolveria a potencial responsabilidade criminal.

Em janeiro, um tampão de porta explodiu de um 737 Max em pleno voo, provocando uma onda de intenso escrutínio contra a fabricante do avião, incluindo investigações federais e do Congresso.

O CEO da Boeing, Dave Calhoun, anunciou que deixará o cargo até o final deste ano. Para resolver seus problemas de segurança, a Boeing concordou recentemente em comprar o fornecedor Spirit AeroSystems.

Desde janeiro, vários denunciantes apresentaram novas alegações contra a Boeing.

Um investigador de qualidade da Boeing, Sam Mohawk, também apresentou uma reclamação oficial no mês passado relatando “várias peças não conformes retornando aos aviões para instalação”.

Sua reclamação feita à Administração de Segurança e Saúde Ocupacional foi divulgada publicamente por um subcomitê do Senado norte-americano que investiga a Boeing.

A reclamação de Mohawk disse que o problema do desaparecimento de peças não conformes continua. “A Boeing continua perdendo peças até hoje”, diz sua reclamação oficial.

Um denunciante separado, Richard Cuevas, tornou públicas na semana passada suas preocupações de que a Boeing e seu principal fornecedor, a Spirit Aerosystems, usaram peças comprometidas e fizeram mudanças para “reduzir gargalos na produção e acelerar a produção e a entrega”.

Diretamente do ferro-velho

A pressão da gerência da Boeing para manter as linhas de montagem em movimento não é segredo. O relatório investigativo de 245 páginas da Câmara após os acidentes fatais do 737 Max dedica um capítulo inteiro à “Pressão de Produção”.

Após a explosão do plugue da porta em 5 de janeiro em um 737 Max, a FAA limitou a velocidade da linha de produção da Boeing.

Meyers descreve um ambiente de pressão na fábrica de Everett, onde as equipes de montagem competiam entre si para encontrar as peças de que precisavam.

Meyers alega que, depois do expediente, os trabalhadores pediam aos seguranças para destrancar portas e retirar peças escondidas de salas de suprimentos, ou remover componentes recém-chegados que aguardavam inspeções de qualidade pela equipe de Meyers.

Peças semelhantes destinadas a um modelo de avião diferente estavam prontas para serem levadas.

Em algum momento no início dos anos 2000, os funcionários da Boeing também começaram a retirar peças do ferro-velho da empresa em Auburn, Washington, localizado a cerca de uma hora ao sul do prédio da fábrica de quase 100 acres onde os Dreamliners eram montados, de acordo com a documentação que Meyers compartilhou com a CNN.

Peças não conformes acabam no pátio de recuperação, diz Meyers, somente após serem rejeitadas por três departamentos: engenharia, aquisição e qualidade.

Meyers afirma que por volta de 2002, os funcionários do pátio de recuperação ficaram preocupados que seriam considerados responsáveis ​​quando peças de sucata fossem encontradas em uma aeronave.

Então, eles pediram aos funcionários que assinassem as remoções – mas o formulário feito em casa não era um documento oficial da Boeing, o que significava que a remoção nunca foi registrada no banco de dados de gerenciamento de qualidade da empresa.

“Esses são formulários piratas que não são autorizados pela Boeing”, disse Meyers. “A organização de compras iria até nosso pátio de recuperação de sucata e intimidaria os funcionários de lá e diria que precisamos muito dessas peças.”

Falta de atitude

Meyers diz que repetidamente encaminhou violações para investigação, mas descobriu que os esforços da empresa eram insuficientes.

“Suas investigações visam analisar desculpas de violadores de processos, e não tomar medidas contra aqueles que cometem violações de conformidade”, escreveu Meyers em um e-mail de 2002 para o RH corporativo da Boeing.

Em sua declaração, a Boeing disse que a equipe de qualidade na qual Meyers trabalhou “desempenha um papel importante na identificação de problemas, na melhoria de processos e no fortalecimento da conformidade em nossas fábricas”.

“Nós valorizamos os funcionários que levantam suas vozes e temos sistemas para incentivá-los a falar confidencialmente ou anonimamente”, disse o comunicado.

Meyers diz que seus gerentes da Boeing não sabiam como lidar com funcionários que levantavam preocupações e disse que, depois de décadas na empresa, ele acabou recebendo uma lista de reclamações da gerência sobre seu trabalho e uma vaga oportunidade de melhorar – ou aceitar um pagamento em dinheiro e sair.

“Recebi uma lista de coisas para corrigir – eram meus comportamentos e minhas práticas como gerente”, ele disse. “Então parecia um programa de melhoria pessoal, mas tinha um incentivo financeiro com ele – ou você pode pegar esse dinheiro e sair.”

Meyers disse que nunca teve a intenção de se tornar um denunciante, mas agora está falando com aqueles que pedem — incluindo uma subcomissão do Senado dos EUA que investiga a Boeing — para gerar impulso para a mudança.

“Espero que possamos fazer com que esta empresa se cure e volte a ser o que era”, disse ele.

*Com informações de Pete Muntean, da CNN Internacional

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Fonte : CNN BRASIL

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