As inscrições para o Expo Favela 2023, que ocorre pela primeira vez na Paraíba, estão abertas para empreendedores ou pessoas que têm uma startup de favela e têm interesse em ter um stand no evento. A Expo Favela 2023 vai acontecer nos dias 22,23 e 24 de setembro, no Espaço Cultural, em João Pessoa.

De acordo com o regulamento da Expo Favela, as inscrições começaram no dia 18 de fevereiro e se encerram no dia 15 de agosto.

Como se inscrever

Para se inscrever e participar do processo seletivo, o interessado deve acessar o site do Expo Favela Paraíba e clicar no botão “Inscreva-se” na parte de “Novas Oportunidades”.

Com isso, o interessado será redirecionado para uma nova página para preencher um formulário com os seguintes dados:

  • Nome completo;
  • Whatsapp;
  •  E-mail;
  • Se o interessado é morador de favela ou periferia;
  • O nome da Favela/Periferia;
  • Estado;
  • Cidade;
  • Nome do Negócio;
  • Rede social que mais usa;
  • Resumo da ideia do negócio.

Ao preencher o formulário, os candidatos deverão criar uma conta no site da Escola de Negócios da Favela, para acompanhar o status do seu processo seletivo, assim como acessar outros conteúdos educacionais durante a inscrição.

Na última etapa do cadastro o candidato receberá instruções para a gravação e envio de um vídeo, de até 2 minutos, sobre os seus empreendimentos/startups. 

Nas semanas que antecedem o evento, os empreendedores pré-selecionados irão receber mentoria para auxiliá-los na apresentação dos seus negócios para os investidores que participarão da Expo Favela.

Uma curadoria especializada do evento selecionará empreendedores de favelas e periferias de todo o Brasil para participarem das etapas regionais e nacional da Expo Favela 2023.

Os candidatos pré-selecionados poderão receber em seus estabelecimentos ou endereços indicados no cadastro de inscrição a visita social de integrantes da Cufa (Central Única de Favelas).

Os empreendedores que forem selecionados receberão acesso ao credenciamento, palestras, mentorias e espaço para exposição de seu negócio ou startup.

Critérios de seleção

Os curadores da Expo Favela analisaram as inscrições, verificando e triando os participantes elegíveis para a Expo Favela.

Depois, eles analisarão o vídeo, de até dois minutos, que o candidato enviou e as informações compartilhadas de acordo com o regulamento e a possibilidade de uma visita social no estabelecimento ou endereço indicado na inscrição. 

Será feita uma avaliação pelo comitê de mentores e a elaboração de uma lista final, composta pelos empreendedores classificados e empreendedores em lista de espera. 

 As quantidades de empreendedores classificados serão divulgadas de acordo com os limites definidos por cada região.

Com base nos dados e informações apresentados no ato da inscrição, uma lista classificatória composta por empreendedores que atendam às condições de participação será elaborada levando-se em consideração os seguintes critérios:

  • Alinhamento às diretrizes do regulamento;
  • Morador de favela ou de periferia;
  • Negócio já existente ou ideia de negócio que seja viável.
  • Representatividade de empreendimentos liderados por mulheres; 
  • Representatividade geográfica: seleção de empreendedores que reflitam diversidade de atuação;
  • Grau de novidade da solução;
  • Potencial de mercado do negócio;
  • Impacto do negócio dentro e fora da comunidade;

Durante a etapa de avaliação, a Escola de Negócios da Favela poderá solicitar ao empreendedor inscrito qualquer tipo de esclarecimento complementar, incluindo envio de documentos adicionais, através do endereço eletrônico cadastrado ou telefone, ou ainda fazer uma visita social ao empreendimento. 

A inexistência destes dados, ou a impossibilidade de comunicação pelos organizadores, será de responsabilidade exclusiva do responsável pela inscrição.

Desclassificação

Caso o empreendedor inscrito descumpra os termos do regulamento, ele poderá ser notificado e chamado para solucionar o problema comunicado dentro de um prazo razoável acordado entre a gestão organizadora do evento.

Se o empreendedor se mostrar incapaz ou indisposto a solucionar o problema dentro do prazo acordado, sem justificativa, ele poderá ser eliminado do evento, após recomendação justificada da equipe da Expo Favela.

O resultado desse processo será divulgado no mesmo endereço web utilizado para a inscrição e apenas os participantes selecionados também serão informados por e-mail e SMS. 

source
Fonte: Jornal da Paraíba

Ouça a Rádio Piranhas FMRádio Piranhas FM pelo RadiosNet. #OuvirRadio