A Novo Nordisk, fabricante do Wegovy e do Ozempic, vai investir mais de US$ 6 bilhões para construir sua nova fábrica. O galpão, de 170 mil metros quadrados, ficará em Kalundborg, na Dinamarca, e será inaugurado neste ano.

A farmacêutica informou, nesta sexta-feira, 10, que a nova unidade produzirá os medicamentos Wegovy e Ozempic. Os remédios servem para o tratamento de diabetes e obesidade.

Esses medicamentos puseram a marca no topo do mercado, sendo a empresa que mais vale atualmente na Europa.

As ações da empresa tiveram avanço de 48% no ano, e o mercado de fármacos contra a obesidade deve atingir US$ 100 bilhões até 2030.

Parte do valor para a construção da fábrica consta nas despesas de capital de 25 bilhões de coroas que a empresa anunciou para este ano. O restante do valor será pago nos próximos seis anos.

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“A procura é tão significativa que, muito provavelmente, não conseguiremos satisfazer a demanda num futuro próximo”, disse, em entrevista, o diretor-executivo, Lars Fruergaard Jorgensen. “Se olharmos para o número de pessoas que vivem com obesidade e para os poucos mercados em que lançamos o produto, a procura é muito maior do que a nossa capacidade de oferta.”

Concorrente Eli Lilly recebe aprovação de seus remédios nos EUA e no Reino Unido

A Novo Nordisk agora enfrenta uma concorrência acirrada, depois de a Eli Lilly receber a aprovação nos Estados Unidos e no Reino Unido para seu novo medicamento para diabetes e perda de peso, o Mounjaro.

Comercializado como Zepbound, nos EUA, seu preço mais baixo ameaça a liderança da Novo Nordisk no mercado, potencialmente desencadeando uma guerra de preços.

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CEO da Novo Nordisk disse que no futuro não vão conseguir atender a demanda | Foto: Reprodução/Novo Nordisk

Lars Fruergaard Jorgensen, CEO da Novo Nordisk, vê esta nova rivalidade como mais um capítulo na longa história de inovação e competição com a Eli Lilly.

A demanda sem precedentes pelos medicamentos para a perda de peso da Novo desencadeou desafios de produção. Para resolver isso, a empresa não só expandiu sua própria produção, mas também buscou parcerias.

A Novo Nordisk, apesar de tratar atualmente de apenas 500 mil pacientes nos EUA, vê uma demanda potencial de 50 milhões de norte-americanos.

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A popularidade dos medicamentos para perda de peso levou a restrições nas vendas de algumas doses, priorizando os pacientes existentes.

Do outro lado, a Eli Lilly também está investindo fortemente na produção de medicamentos para diabetes e para perda de peso. Segundo Anat Ashkenazi, CFO da Lilly, a demanda por esses produtos é tão alta que a oferta limitada pode ser uma realidade por algum tempo.

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Neste fim de semana, a Novo Nordisk planeja apresentar dados cruciais na reunião da American Heart Association.

Eles demonstram como o Wegovy pode prevenir ataques cardíacos e derrames em pacientes sem diabetes. Estes resultados podem forçar seguradoras a cobrir o medicamento, aumentando sua demanda.

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Fonte : Revista Oeste

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