Flávio Dino defende evento ‘Gilmarpalooza’ em Lisboa e diz que talvez fosse impossível no Brasil 1
Foto: Tom Costa/MJSP

Durante sua participação na 12ª edição do Fórum Jurídico de Lisboa, em Portugal, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, afirmou nesta sexta-feira (28) que o Congresso Nacional brasileiro enfrenta um período de “confrontação física” e, por isso, dificultaria a realização de um evento semelhante no Brasil.

O evento, que ganhou o apelido de ‘Gilmarpalooza’, recebeu a defesa de Dino.

Receba notícias do Conexão Política em tempo real no seu WhatsApp

Receba notícias do Conexão Política em tempo real no seu WhatsApp


PARTICIPE DO CANAL

“O Parlamento brasileiro vive um momento em que a confrontação física se tornou método ordinário – no duplo sentido da palavra”, declarou.

Ele explicou a escolha de Lisboa como sede do evento, sugerindo que o atual clima no Congresso tornaria impossível a realização do fórum em território brasileiro. “Quem visita o Congresso Nacional, como eu visitei muito recentemente, sabe do que estou falando”, acrescentou o ministro.

Durante seu discurso no evento, Flávio Dino também abordou o tema do “ativismo judicial”, que ele considerou “irrevogável, pelo menos no nosso tempo”, comparando-o à lei da gravidade.

“A jurisdição constitucional não ameaça a separação de Poderes nem a democracia. Pelo contrário, é condição de existência. E isso faz com que eu tenha abandonado 18 anos de trabalho no Legislativo e esteja convictamente procurando de modo coerente fortalecer esse vetor imprescindível de concretização de direitos e proteção da democracia no Judiciário”, completou o mais recente magistrado do Supremo, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

source
Fonte : Conexão Politica

Ouça a Rádio Piranhas FMRádio Piranhas FM pelo RadiosNet. #OuvirRadio