Fronteira de Rafah é fechada temporariamente; brasileiros aguardam passagem

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

A fronteira de Rafah, na Faixa de Gaza, fechou temporariamente, segundo o Itamaraty. O grupo de brasileiros que recebeu autorização nesta sexta-feira (10) para atravessar para o Egito aguarda a liberação.

Houve um incidente na linha que separa o norte e o sul de Israel. Dois motoristas de ambulância teriam sido presos.

Segundo informações da analista de política da CNN Basília Rodrigues, os brasileiros não deve mais sair de Gaza nesta sexta-feira.

Das mais de 30 pessoas autorizadas a deixar a Faixa de Gaza e que serão repatriadas pelo governo brasileiro, 22 têm dupla nacionalidade brasileira-palestina, nove são palestinos e dois de outros países.

Quinze integrantes são menores de idade, sendo três deles bebês e seis crianças. Também há uma idosa na lista – apesar de não constar na primeira versão divulgada, fontes do Itamaraty disseram à CNN que a avó da jovem de 18 anos Shahed Al-Banna recebeu autorização para deixar o território palestino.

Assim que chegarem no território egípcio, eles farão um trajeto 55 km por via terrestre até chegar ao aeroporto de Al-Arish.

FOTOS – Veja imagens do conflito entre Israel e Hamas

Lá, uma aeronave da Presidência da República os espera os brasileiros para partirem ao Brasil.

A expectativa é de que o primeiro voo com repatriados de Gaza chegue em solos brasileiros no próximo domingo (12).

Os brasileiros e familiares entraram na 8ª lista de estrangeiros autorizados a deixar a Faixa de Gaza pela passagem de Rafah ao Egito. O conflito na região ocorre há mais de um mês. Ao todo, 4.026 pessoas foram autorizadas a deixar a Faixa de Gaza.

(Com informações de Marina Toledo)

source
Fonte : CNN BRASIL

Leia Também

Deixe seu Comentário