Doce, macio e semelhante ao tomate, o caqui é uma fruta originária da China e do Japão que se adaptou ao Brasil devido ao clima tropical. O consumo desta fruta não apenas ajuda a emagrecer, mas também fortalece a imunidade, sendo rica em vitaminas, cálcio e outros nutrientes essenciais para o organismo.

De acordo com a nutricionista esportiva Abi Roberts, em apenas 168 gramas de caqui, é possível ingerir 15% do valor diário de vitamina A e 14% do valor diário de vitamina C. A fruta ainda contém quantidades generosas de vitamina E, K, B6 e potássio, fundamentais para manter um sistema imunológico forte.

Foto colorida de vários caquis - Metrópoles
O caqui é uma fruta doce e saborosa

O caqui também é rico em polifenóis e fibras solúveis, que retardam a digestão de carboidratos e a absorção de açúcar, evitando picos de açúcar no sangue. Com apenas 0,3 g de gordura por porção, a fruta é uma excelente opção de lanche para a tarde ou um complemento saudável para o café da manhã.

Vale citar que o alimento pode ser consumido fresco, seco, cristalizado ou assado para ser usado em geleias, smoothies e tortas. O período de produção no Brasil se estende de fevereiro a julho, com pico nos meses de abril e maio.

source
Por Metrópoles