O furacão Beryl se tornou uma tempestade de categoria 4 “extremamente perigosa” no Oceano Atlântico e deverá trazer ventos potencialmente fatais e inundações repentinas para as ilhas de Barlavento do Caribe, à medida que se fortalece rapidamente na segunda-feira (1°), disse o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC).

O primeiro furacão da temporada de 2024 estava localizado a 565 km a leste-sudeste de Barbados na manhã deste domingo (30), com ventos máximos sustentados de 215 km/h, disse o NHC em um comunicado.

É raro que um grande furacão apareça tão cedo na temporada de furacões no Atlântico, que vai de 1º de junho a 30 de novembro. Nste domingo, Beryl se tornou o primeiro furacão de categoria 4 registrado na temporada, superando o furacão Dennis, que se tornou de categoria 4 em 8 de julho de 2005, segundo dados do NHC.

Alertas de furacão foram emitidos em Barbados, Santa Lúcia, Ilhas de São Vicente e Granadinas, Granada e Tobago.

O NHC alertou essas ilhas para se prepararem para até 15 cm de chuva. Ele disse que Beryl aumentaria os níveis da água em até 2,74 metros acima dos níveis normais da maré onde o furacão atinge a costa.

No mês passado, a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA previu “atividade de furacão acima do normal” no Atlântico em 2024, em parte devido às temperaturas quentes quase recordes do oceano.

 

source
Fonte : CNN BRASIL

Ouça a Rádio Piranhas FMRádio Piranhas FM pelo RadiosNet. #OuvirRadio