Itamaraty confirmou saída da área de guerra com duas desistências; avião da Presidência aguarda no país africano para retornar ao Brasil

Foto: Reprodução Instagram

Os 32 brasileiros e seus familiares incluídos na lista de pessoas autorizadas a deixar a Faixa de Gaza finalmente conseguiram passar pela fronteira de Rafah e já estão no território do Egito. A informação sobre a saída da zona de conflito foi confirmada pelo Itamaraty no começo da manhã deste domingo (12). Da primeira relação, com 34 nomes, dois acabaram desistindo. As informações são do R7, parceiro nacional do Portal Correio.

“Grupo de 32 brasileiros e familiares já se encontram em território egípcio, onde foi recebido por equipe da embaixada do Brasil no Cairo, responsável pela etapa final da operação de repatriação”, postou o perfil do Itamaraty no X, antigo Twitter. Logo depois, o Palácio do Planalto informou que o grupo estava em segurança no Egito.

O grupo estava dividido em duas cidades ao sul de Gaza: Rafah e Khan Younis. Rafah fica na fronteira do Egito com Gaza e é por onde passam os caminhões com ajuda humanitária. Nela, pelo menos 18 pessoas aguardavam repatriação: nove crianças, cinco mulheres e quatro homens.

Em Khan Younis havia 16 pessoas à espera da repatriação para o Brasil: nove crianças, cinco mulheres e dois homens. O Itamaraty tinha alugado uma casa na cidade para hospedá-los até que a passagem de Rafah fosse aberta.

Após a autorização de trânsito pelo Egito, o grupo de brasileiros e seus familiares serão transportados do posto de Rafah até o aeroporto da cidade de Al-Arish, que fica a 53 km de distância. O transporte será feito de ônibus, identificado como do Brasil, e terá apoio do corpo diplomático brasileiro no Egito.

Uma aeronave da Presidência da República estará aguardando para trazê-los para o Brasil.

Receba todas as notícias do Portal Correio no WhatsApp

source
Fonte : Portal Correio

Ouça a Rádio Piranhas FMRádio Piranhas FM pelo RadiosNet. #OuvirRadio