Aaron Ramsdale, goleiro do Arsenal que defendeu pênalti decisivo no título da Supercopa da Inglaterra sobre o Manchester City nesse domingo (6), afirmou que não pode mais ficar em silêncio quanto à homofobia no futebol por amor e respeito ao irmão.

Em texto ao site “The Players’ Tribune”, Ramsdale explicou como queria que o futebol fosse “um lugar seguro e acolhedor para todos”, incluindo seu irmão Oliver, que é gay.

“Ao longo dos anos, provavelmente mordi minha língua muitas vezes — tanto nos vestiários quanto nas redes sociais — sempre que ouço comentários homofóbicos ou coisas estúpidas sendo ditas”, escreveu Ramsdale. “E acho que talvez meu irmão tenha feito o mesmo, pensando que tornaria minha vida mais fácil”.

“Bem, tudo isso acaba hoje… eu quero que meu irmão, Ollie — ou qualquer pessoa de qualquer sexualidade, raça ou religião — venha aos jogos sem ter que temer ataques.”

Ramsdale defendeu pênalti de Rodri, do Manchester City, na final da Supercopa
Ramsdale defendeu pênalti de Rodri, do Manchester City, na final da Supercopa / Eddie Keogh – The FA/The FA via Getty Images

Aumento de 65,1% em casos de discriminação

De acordo com um relatório da temporada 2022-23 divulgado pela Kick It Out, o grupo anti-discriminação do futebol inglês disse ter recebido 1.007 denúncias de comportamento discriminatório, um aumento de 65,1% em relação à temporada anterior.

Embora o racismo seja a forma mais prevalente de discriminação, a Kick It Out disse que a pesquisa realizada pela Signify, que investiga ameaças e desinformação online, identificou “picos de abuso homofóbico e misógino direcionado a várias jogadoras de alto nível da WSL [Super Liga Feminina]”, apesar de entidades do esporte continuarem a promover uma série de campanhas que combatem a homofobia e promovem a inclusão LGBTQ+.

Ramsdale disse que seu irmão, que é um artista no West End de Londres, é “o verdadeiro superastro da família” e “o corajoso”.

Ele acrescentou: “Meu irmão é gay e viveu sua vida de maneira aberta e autêntica desde que foi para a escola. Tenho muito orgulho de dizer que ele é meu irmão”.

“Eu não tinha falado sobre isso antes, mas, com tudo que está acontecendo no futebol agora, achei importante mencionar”, seguiu.

Oliver é muito parecido comigo, em muitos aspectos. Ele é um cara normal. Adora futebol. Adora bater papo com seus companheiros. Adora o Arsenal.  Ele está orgulhoso de mim e eu estou muito orgulhoso dele

Aaron Ramsdale, goleiro do Arsenal

Aborto espontâneo da mulher

Em sua ampla carta ao “Players’ Tribune”, Ramsdale também escreveu sobre sua ascensão nas ligas inferiores do futebol inglês, os ataques que recebeu em campo e nas mídias sociais e o aborto espontâneo de sua mulher enquanto voltavam de uma folga no início deste ano.

“Não há como descrever a dor daquele voo de seis horas de volta a Londres, mesmo agora”, escreveu Ramsdale.

“Eu só quero que as pessoas saibam que não estão sozinhas se estiverem passando por isso. Quando voltamos, não contei a muitas pessoas o que aconteceu. Apenas minha família, meus companheiros de equipe e, claro, [o técnico do Arsenal] Mikel [Arteta]”.

Respeito eterno por Arteta

Ramsdale, de 25 anos, que se juntou ao Arsenal vindo do Sheffield United há dois anos, disse que Arteta “terá para sempre meu respeito pela forma como ele lidou com nossa dor”.

Ele também explicou como, poucos dias após o aborto espontâneo, foi chutado nas costas por um torcedor do Tottenham após a vitória do Arsenal por 2 a 0 no North London Derby.

Arteta e Ramsdale
Arteta e Ramsdale / Photo by Marc Atkins/Getty Images

De acordo com a ESPN, o torcedor foi posteriormente banido de assistir a partidas de futebol por quatro anos, recebeu uma pena comunitária de 12 meses e foi obrigado a pagar a Ramsdale US$ 127.

“Lembro que, quando voltei para o vestiário, não pude nem comemorar porque fui puxado para prestar depoimento à polícia”, disse o goleiro sobre o incidente.

“Se ele soubesse, não teria feito isso”

“Sabe, quase me senti mal pelo cara que fez isso, porque pensei comigo mesmo: se ele me conhecesse como pessoa e pelo que estou passando agora, não teria feito isso”.

“Se um dia nos encontrássemos e conversássemos sobre futebol, provavelmente seríamos amigos.”

Ramsdale foi agredido no clássico contra o Tottenham
Ramsdale foi agredido no clássico contra o Tottenham / Clive Rose/Getty Images

Ramsdale fez três partidas pela Inglaterra e foi parte fundamental da busca pelo título da Premier League do Arsenal na última temporada, que viu os Gunners terminarem cinco pontos atrás do Manchester City.

A nova temporada da Premier League começa em 11 de agosto, com o Arsenal abrindo sua campanha contra o Nottingham Forest no Emirates Stadium, no dia seguinte.

Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas


source
Fonte : CNN BRASIL

Ouça a Rádio Piranhas FMRádio Piranhas FM pelo RadiosNet. #OuvirRadio