De acordo com 73% dos profissionais de marketing, a inteligência artificial é a principal tendência para adquirir mais produtividade. O dado consta na primeira edição do Panorama de Marketing, pesquisa do setor no Brasil, lançado pela RD Station, que trabalha no setor de soluções de tecnologia para marketing digital e vendas no Brasil, em parceria com a Totvs, Exact Sales, Lexos e Tallos. 

O levantamento foi feito de maio a julho e ouviu mais 1,6 mil profissionais que atuam na área, em empresas dos mais diversos portes e segmentos, para analisar o cenário nacional sob diferentes aspectos. 

“O Panorama de Marketing 2023 traz uma profunda compreensão das tendências e dinâmicas atuais do mercado nacional, fornece insights valiosos para as estratégias futuras das empresas, e analisa diversos aspectos do dia a dia dos profissionais, como inteligência artificial, metas de marketing, integração com área de vendas, WhatsApp e conversacional, análise de dados, redes sociais e ferramentas. Nesta primeira edição, a inteligência artificial ganhou destaque nas operações de marketing, principalmente com a alta aderência de uso do ChatGPT – recurso que 59% dos profissionais afirmaram já usar em sua rotina.”

Bernardo Brandão, CMO da RD Station

Conexão entre marketing e vendas 

Quando questionados sobre os desafios do setor em 2023, os respondentes indicam que gerar demanda para vendas ainda é o maior deles (34%). Os dados mostram ainda que 51% dos profissionais de marketing são responsáveis também por metas de vendas e que, em 2022, 75% das empresas não bateram metas de marketing. 

“No início do ano, realizamos a pesquisa Panorama de Vendas, que trouxe resultados muito semelhantes. Entre eles, apurou-se que 71% das empresas não bateram suas metas no mesmo período. Ao ouvir os times na pesquisa Panorama de Marketing, vemos que há um desalinhamento e que não há processos bem definidos com times comerciais, em que apenas 18% dos respondentes dizem que há uma integração satisfatória entre os times de marketing e vendas. Por isso, a aproximação dessas duas áreas estratégicas devem ser conectadas e complementares, o que se mostra vital para o crescimento dos negócios”, aponta Robinson Friede, diretor de Geração de Demanda e Growth Marketing da RD Station.

Mesmo diante do cenário desafiador, os times de marketing não medem esforços em melhorar as vendas, ou seja, 76% dos respondentes estão com expectativa de atingir crescimento em 2023, e 41% das empresas almejam ultrapassar esse patamar, com o mesmo investimento aplicado no último ano. Como estratégia, 45% das empresas priorizam inbound marketing, que permite elevar a qualidade dos relacionamentos e aumentar a presença digital das marcas. 

Quando se trata de canal, WhatsApp é o destaque, pois, além da divulgação de produtos e serviços, o aplicativo tem as ações de vendas como maior poder de utilização. Isso quer dizer que 72% das pessoas respondentes usam essa plataforma no atendimento comercial e no fechamento de vendas, e 55%, no pós-venda. Na frente de marcas, a maioria (85%) utiliza as redes sociais para criar estratégias mais personalizadas em canais como TikTok e Instagram.

Relatórios, dados e análises de marketing

A pesquisa também apontou que 56% dos profissionais de marketing têm dificuldade de gerar relatórios, porque a atividade ainda é muito manual.

“O estudo é um guia para os times de marketing. Nele, identificamos a ascensão de novos canais, ferramentas e tendências, como a IA, trazendo a necessidade de abraçar abordagens inovadoras para alcançar públicos diversificados, além da urgência de as empresas superarem as lacunas, como maior integração entre times de marketing e vendas, que começa na definição das metas, passa pelo acompanhamento de contatos que avançam na jornada de compra e também pelas possíveis mudanças de rota para garantir resultados. Percebemos também oportunidades em estratégias ainda pouco exploradas, como o conversacional, que facilita a automatização do atendimento e ainda pode usar tecnologias, como a inteligência artificial, para que esse contato com o cliente seja mais humano e customizado”, conclui Bernardo Brandão.

 

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Por Metrópoles

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