O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculado ao Ministério da Cultura, abriu edital para selecionar propostas de material gráfico para a coleção patrimônio para jovens. Podem concorrer organizações da sociedade civil do distrito federal.

A organização selecionada vai produzir o material gráfico, ilustração e diagramação, do terceiro volume da “Coleção Patrimônio para Jovens”. A obra vai abordar as referências culturais da cidade de Planaltina.

O técnico em ciências sociais do Iphan, Vinícius Januzzi, fala sobre o objetivo da ação, que vai selecionar uma organização da sociedade civil para produção do material gráfico do terceiro volume da “Coleção Patrimônio para Jovens, sobre Planaltina do DF.

“O objetivo é mobilizar professores e estudantes da região administrativa de Planaltina aqui no DF. Professores e estudantes que participaram de um processo de construção de um inventário participativo, desenvolvido aqui pelo Iphan e pela Secretaria de Educação do Distrito Federal entre 2021 e 2022. Essa mobilização vai ser feita com reuniões, apresentações e, com no mínimo, quatro oficinas pedagógicas. E vai ser ela que vai constituir o fundamento do material gráfico de suporte da obra. Porque para nós, os livros da coleção patrimônio para jovens precisam ser, além de bonitos e de leitura agradável, considerados representativos pela comunidade participante e precisam ser representativos da própria política de patrimônio cultural e de educação patrimonial como entendida pelo Iphan”.

O primeiro livro da coleção patrimônio para jovens foi lançado em 2018 e abordou o Conjunto Urbanístico de Brasília (CUB).

Em 2020, foi a vez da obra Ceilândia – minha quebrada é maior que o mundo.

O projeto Patrimônio para Jovens conta com a parceria da superintendência do Iphan e da Secretaria de Educação do DF.

Para mais informações, acesse www.gov.br/iphan ou envie mensagem para [email protected].

source
Por Brasil 61

Ouça a Rádio Piranhas FMRádio Piranhas FM pelo RadiosNet. #OuvirRadio