Israel já se preparou para permitir que navios entreguem auxílio humanitário à Faixa de Gaza “imediatamente”, como parte de uma proposta de corredor marítimo desde o Chipre, afirmou o ministro das Relações Exteriores israelense, Eli Cohen, neste domingo (31), citando quatro países europeus como possíveis participantes.

Pelo acordo sugerido inicialmente em Nicosia em novembro, a carga seria submetida a uma inspeção de segurança no porto cipriota de Larnaca antes de ser transportada para a costa de Gaza, a 370 km de distância, em vez de passar pelo vizinho Egito ou por Israel.

Israel descreveu o corredor como uma maneira de encerrar seus laços civis com Gaza, onde trava uma ofensiva de 12 semanas em retaliação a uma invasão realizada por homens armados do Hamas que cruzaram a fronteira.

Com centenas de milhares de civis palestinos deslocados, a ideia também pode contribuir para o cumprimento de uma resolução do Conselho de Segurança da ONU de 22 de dezembro cobrando mais mecanismos de alívio humanitário.

Ele afirmou que Reino Unido, França, Grécia e Holanda são alguns dos países com navios que podem desembarcar diretamente na costa de Gaza, que não conta com um porto de águas profundas. Ele pareceu sugerir que espera que eles façam isso em vez de descarregar o auxílio em Israel.

Não houve uma resposta de Londres, Paris, Atenas ou Amsterdã em um primeiro momento.

Veja também: Netanyahu diz que guerra de Israel contra o Hamas deve durar meses

source
Fonte : CNN BRASIL

Ouça a Rádio Piranhas FMRádio Piranhas FM pelo RadiosNet. #OuvirRadio