O deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) apresentou, um “minipacote” de segurança pública para tentar combater o aumento da criminalidade entre os menores de 16 e 17 anos.

Tal ato inclui um projeto de lei (PL) para aumentar as penas dos crimes de furto e roubo e uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para reduzir maioridade penal para 16 anos. A ideia é combater o alto índice da criminalidade, ao endurecer as penas e com a aplicação delas aos menores que cometem delitos.

publicidade

“O número de furtos e de roubos aumentou muito”, disse o Kim Kataguiri a Oeste. “Principalmente na cidade de São Paulo, muitos desses crimes são cometidos por menores de idade, entre 16 e 17 anos. Essas pessoas apenas cumprem medidas socioeducativas, sem ir para a cadeia. A ideia é aumentar a pena base de furto e roubo. Os demais projetos que tratam desse tema na Câmara, são qualificadores, ou seja, o juiz aplica se entender que é o correto. No entanto, se aumentarmos a pena mínima de furto e roubo, o juiz vai ser obrigado a aplicar a pena base.”

Atualmente, a pena para crimes de roubos e furtos é de um a quatro anos. A proposta, no entanto, estabelece a reclusão de quatro a dez anos.

Segundo o Anuário de Segurança Pública, em 2022, os registros de roubo e furto de celular totalizaram pouco mais de 999 mil ocorrências no Brasil.

Em média, pelo menos, mais de 2,7 mil aparelhos foram subtraídos diariamente. O número representa um crescimento de 16,6% em relação aos roubos e furtos de celulares registrados em 2021.

Em favor da PEC da maioridade penal, Kim Kataguiri cita exemplos que acontecem nos EUA. É o caso do Alabama e do Michigan, onde adolescentes podem passar toda a vida na prisão.

“Em Nova York, jovens de 16 e de 17 anos cumprem pena ao lado de adultos”, argumentou Kim Kataguiri. Lá, os menores podem responder por crimes a partir dos 7 anos.”

Para protocolar uma PEC, é necessário obter, no mínimo, 171 assinaturas de deputados. Até o momento, a proposta tem o apoio de mais de 30 parlamentares. O leitor pode conferir a lista acessando este link.

A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

source
Fonte : Revista Oeste

Ouça a Rádio Piranhas FMRádio Piranhas FM pelo RadiosNet. #OuvirRadio