O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) solicitou uma reunião emergencial com os chefes de Estado da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) para discutir a situação política na Bolívia.

Segundo apurações do Itamaraty, Lula busca uma condenação coletiva dos países membros da Celac à tentativa de golpe na Bolívia. A reunião, que deve ocorrer nesta quinta-feira (27), visa emitir uma declaração conjunta sobre o episódio.

Objetivo da reunião emergencial

O encontro virtual, proposto pelo presidente brasileiro, tem como objetivo sinalizar aos militares envolvidos na tentativa golpista que a Bolívia ficará isolada caso o golpe seja concretizado.

O Palácio do Planalto ainda não confirmou se houve um contato direto entre Lula e o presidente boliviano Luis Arce. No entanto, a intenção é que os dois líderes conversem pessoalmente, já que o presidente brasileiro planeja visitar a Bolívia ainda este ano para tratar do assunto.

Dependência econômica do gás boliviano

O Brasil é um importante importador de gás da Bolívia, tendo comprado quase 600 milhões de dólares em gás do país vizinho no último ano, o que representa uma contribuição significativa para as contas públicas bolivianas. Apesar disso, o governo brasileiro não descarta a possibilidade de romper relações com os bolivianos caso o golpe se concretize.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais

source
Fonte : CNN BRASIL

Ouça a Rádio Piranhas FMRádio Piranhas FM pelo RadiosNet. #OuvirRadio