Acompanha @radiopiranhas

O Município de Matinhas, localizado na Região do Brejo paraibano e conhecido como a ‘terra da laranja’, mostrou a sua força produtiva ao disponibilizar centenas de quilos de tangerinas para que o público participante da Rota Cultural Caminhos do Frio 2024 possa degustar o sabor da fruta típica local.

Matinhas, que já se chamou ‘Nova Floresta’ e ‘Caamirim’, e está a pouco mais de 130 km de João Pessoa, a Capital do Estado da Paraíba, está na nona participação no evento e, portanto, festeja por mais um ano a força produtiva da população rural matinhense confirmando porque carrega o título de ‘terra da laranja’.

Durante entrevista ao @portaldacapital, o secretário municipal do Turismo, Wilker Cruz, lembra que em 2024 a Prefeitura criou a 1ª edição do Festival Nacional da Tangerina para exaltar a capacidade extrativista que nasce da iniciativa individual dos pequenos produtores rurais da região que plantam, colhem e vendem a fruta entre os meses de maio e outubro de cada ano.

Ainda segundo o gestor, no início a produção era voltada para a laranja comum, porém, com o passar dos tempos, os produtores rurais perceberam que a tangerina era o produto mais resistente ao período da estiagem fato que fez com que, a partir de então, esse tipo de laranja se transformasse no foco produtivo de, praticamente, todos os produtores rurais locais.

O movimento chamou atenção de estudiosos e pesquisadores que, através de pesquisas, identificaram que Matinhas, com uma produção de cerca de 30 mil toneladas, é o maior produtor de tangerina do Nordeste e o segundo do país, perdendo apenas para São Paulo.

A abundância da fruta e a certeza de um retorno econômico que inevitavelmente melhoraria a qualidade de vida da população foram incentivos essenciais para que houvesse uma organização dos próprios produtores que passaram a, inclusive, exportar a produção de tangerina para países como Espanha e Holanda, por exemplo.

Wilker Cruz afirma que a Prefeitura auxilia os produtores locais disponibilizando máquinas pesadas agrícolas para o preparo perfeito da terra para o plantio da laranja e, através da Secretaria da Agricultura, em parceria com o Governo do Estado, ainda desenvolve ações para prevenir e controlar pragas e doenças nas plantações.

Público

De acordo com o secretário de Turismo local, Wilker Cruz, a média de público aguardado para o evento da segunda (15/07) até a quinta-feira (18/07) é de duas mil pessoas. Já da sexta (19/07) até o domingo (21/07) a média esperada sobe para dez mil participantes dentre nativos e turistas.

Economia

O secretário de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Miguel Ângelo Gomes, durante entrevista ao @portaldacapital, afirmou que o investimento feito pelo Governo do Estado para a realização do evento em Matinhas foi de cerca de R$ 650 mil. Porém, deixou claro que a distribuição de valores depende do porte de cada município participante do evento.

Ainda segundo o secretário, em se tratando do movimento do comércio local, o evento proporciona um crescimento na ordem de 30%, porém, o número final só pode ser calculado ao término de cada temporada.

O presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ferdinando Lucena, também em entrevista ao @portaldacapital, lembrou que existe todo um preparativo prévio por parte das cidades para que o impacto econômico seja positivo para cada uma e suas respectivas populações.

As Prefeituras estão investindo cada vez mais nessas programações fazendo com que o fluxo de turistas durante a semana e no final de semana possa ser amplificado fazendo com que o comércio tenha esse impacto positivo“, enfatizou Ferdinando.

Rota Cultural Caminhos do Frio – Origem

O projeto ‘Rota Cultural Caminhos do Frio’ surgiu de modo tímido ainda no ano de 2005, sob comando da então prefeita de Bananeiras, Martha Ramalho, e de Ana Gondim, produtora cultural que, à época, era secretária Municipal de Cultura e Turismo.

Marta Ramalho, anos mais tarde, durante entrevista à imprensa paraibana revelou ter sido duramente criticada pela ideia de criar o projeto, inclusive, por prefeitos da época, da própria Região do Brejo paraibano que, anos depois, puderam testemunhar com os próprios olhos o sucesso da ideia.

Segundo Marta, no início foi uma luta árdua convencer aos gestores a acreditar na ideia, investirem e participarem do evento. Anos depois, as cidades começaram a fazer “fila” para também entrarem na Rota Cultural.

A Rota Cultural Caminhos do Frio chega, em 2024, à sua 19ª edição já consagrada como um dos mais importantes eventos culturais e turísticos do Brejo paraibano, do Estado da Paraíba e de todo o Nordeste com capacidade de movimentar milhões de reais em cada cidade durante os sete dias de roteiros em cada municípios que comemora todos os anos a visita de milhares de turistas que vem prestigiar uma das mais belas e acolhedoras regiões do país.

Rota Cultural Caminhos do Frio 2024

A Rota Cultural Caminhos do Frio 2024 chegou ao município de Matinhas e lá permanecerá até o dia 21 de julho. O evento já passou pelas cidades de Areia, Pilões e, ainda passará pelas cidades de Solâne (22 a 28/07), Serraria (29/07 a 04/08), Borborema (05 a 11/08), Remígio (12 a 18/08), Bananeiras (19 a 25/08), Alagoa Grande (26/08 a 01/09) e, por fim, Alagoa Nova (02 a 08/09).

Clique aqui e confira a íntegra da programação cultural de Matinhas.

Clique aqui e conheça mais sobre os atrativos da Região do Brejo paraibano que oferece aos visitantes muita música, artes cênicas, gastronomia, trilhas e experiências únicas nos engenhos e demais atrativos locais em um clima friozinho que, durante os meses de julho a setembro, pode chegar a uma média de 12 graus durante a noite.

Confira imagens:

 

source
Fonte

Portal da Capital

Ouça a Rádio Piranhas FMRádio Piranhas FM pelo RadiosNet. #OuvirRadio