Foto - MARTIN SYLVEST via Getty Images

A ex-primeira-dama Michelle Obama é a única democrata capaz de derrotar Donald Trump caso o presidente Joe Biden desista da corrida presidencial, revelou uma pesquisa.

De acordo com uma pesquisa Ipsos/Reuters publicada na quarta-feira, em um confronto hipotético entre Trump e vários possíveis candidatos democratas em novembro, Obama foi a única com uma vantagem clara sobre Trump.

Cerca de 50% disseram que votariam em Obama, enquanto apenas 39% disseram que votariam em Trump. Outros disseram que não sabiam ou que não votariam.

A pesquisa também mostrou que Biden, cuja candidatura está em dúvida após um debate desastroso contra Trump na semana passada, está em um empate de 40% a 40% com o republicano.

Outros potenciais candidatos democratas tiveram desempenho inferior ao de Trump, com a vice-presidente Kamala Harris perdendo para Trump por 43%-42%, o governador da Califórnia Gavin Newsom por 42%-39% e a governadora de Michigan Gretchen Whitmer por 41%-36%.

As chances de Obama enfrentar Trump, porém, são remotas, já que a ex-primeira-dama tem repetidamente descartado a possibilidade de se candidatar a um cargo público.

Em março deste ano, em um comunicado à NBC News, ela afirmou que não se candidataria.

“Como a ex-primeira-dama Michelle Obama expressou várias vezes ao longo dos anos, ela não se candidatará à presidência”, disse sua diretora de comunicação. “A Sra. Obama apoia a campanha de reeleição do presidente Joe Biden e da vice-presidente Kamala Harris.”

O comunicado foi uma resposta a uma onda de especulações de que ela poderia substituir Biden como candidata democrata este ano.

Obama, que faz campanha por causas como alimentação saudável e igualdade de gênero, há muito tempo é uma das figuras políticas mais populares nos EUA.

Em 2020, Biden disse que a escolheria como sua vice “em um piscar de olhos” se ela decidisse se candidatar.

Obama fez campanha para Biden em 2020, proferindo o discurso principal na convenção do DNC, onde alertou sobre os perigos de um segundo mandato de Trump. Ela manteve um perfil mais discreto durante a eleição deste ano, mas era esperada para fazer campanha para Biden na reta final da eleição.

Seu marido, o ex-presidente Barack Obama, apoiou Biden apesar do desempenho fraco no debate, mas comentou em privado que o caminho de Biden para a reeleição se tornou mais difícil após o debate, relatou o Washington Post.

Source link

source
Fonte:
Paulo Figueiredo

Ouça a Rádio Piranhas FMRádio Piranhas FM pelo RadiosNet. #OuvirRadio