O Ministério Público Federal (MPF) encerrou, nessa quarta-feira (30), ciclo de palestras sobre a importância de enfrentar e prevenir as diversas formas de violência contra as mulheres. Realizadas nos municípios paraibanos de Barra de Santana, no dia 23, e Queimadas, na manhã de ontem, as atividades fizeram parte do Agosto Lilás, campanha que busca divulgar as medidas de combate à violência doméstica e familiar, em especial a Lei Maria da Penha. O evento foi promovido por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão na Paraíba, que tem como titular a procuradora da República Janaína Andrade de Sousa.
Os servidores da Procuradoria da República em Campina Grande Andeson de Aguiar Paes Barreto e Daniel José de Souza Matos foram os palestrantes. Eles trataram das diferentes formas de violência contra a mulher (física, psicológica, emocional, sexual) e também divulgaram os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.
“A experiência foi maravilhosa, pois percebemos nitidamente o envolvimento do público. Após o evento, o feedback foi extremamente positivo e as pessoas solicitaram nosso retorno com novas palestras e novos temas. Temos a certeza de que o conhecimento que passamos marcou o coração das pessoas”, declarou Daniel.
A satisfação em participar dos eventos também foi manifestada por Andeson: “Sentimos que contribuímos um pouco para enriquecer o conhecimento da população. O caminho é muito longo, mas um degrau foi alcançado”.
Crime – O Município de Queimadas, que sediou uma das palestras, foi local de um crime bárbaro de violência contra a mulher em 2012. Um estupro coletivo, ocorrido em uma festa de aniversário, resultou na violência sexual contra cinco mulheres e no homicídio de duas delas.
A respeito desse caso e do trauma deixado por muitos outros crimes cometidos contra mulheres, o servidor da Procuradoria da República no Amazonas Miguel Rodrigues de Oliveira Filho redigiu um poema, que foi lido no encerramento das palestras (leia abaixo). Miguel é membro da Academia de Letras, Ciências e Culturas do Amazonas (Alcama).
Fonte: Ascom/MPF
source
Fonte : Repórter PB