A agência aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) recusou a ajuda da SpaceX, do empresário Elon Musk, para salvar o telescópio espacial Hubble. A informação veio à tona nesta quarta-feira, 5.

Além do envelhecimento dos instrumentos científicos e da diminuição do número de giroscópios, a Nasa precisa lidar com a diminuição da órbita em que o Hubble opera.

+ Leia mais notícias de Tecnologia em Oeste

Basicamente, se nada for feito, o telescópio cairá na Terra e vai se despedaçar ao entrar na atmosfera do planeta. O Hubble geralmente opera a uma altitude entre 615 e 530 quilômetros acima da superfície da Terra. No entanto, é provável que o telescópio caia abaixo de 500 quilômetros ainda neste ano. 

Nasa anunciou uma redução dos padrões de operação do Hubble

Um estudo de viabilidade foi feito para analisar a segurança do projeto, mas a Nasa decidiu descartar a parceria com a empresa de Elon Musk. A agência quer evitar erros que poderiam dar um fim antecipado aos trabalhos de pesquisa do Hubble.

A Nasa anunciou uma redução dos padrões de operação do Hubble para manter o telescópio vivo por mais tempo. Um dos três giroscópios que controlam a direção apontada pelo telescópio tornou-se instável nos últimos meses. Isso leva episódios intermitentes de “modo de segurança”.

Leia também:

source
Fonte : Revista Oeste

Ouça a Rádio Piranhas FMRádio Piranhas FM pelo RadiosNet. #OuvirRadio