Quatrocentos quelônios e tartarugas foram apreendidos e depois devolvidos ao seu habitat natural, no rio Juruá (a 674 quilômetros de Manaus), durante a Operação Quelônio realizada pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), com o apoio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e órgãos ambientais.

Entre as espécies resgatadas estão quelônios, tartarugas, tracajá, catolé e iaçá.

Segundo o delegado Rafael Bruno, da 70ª DIP, a operação foi iniciada após receber denúncias sobre a prática ilegal. As equipes se deslocaram a oito comunidades ribeirinhas para investigar e confirmaram o crime.

Os animais foram apreendidos em comunidades ribeirinhas, no Amazonas
Os animais foram apreendidos em comunidades ribeirinhas, no Amazonas / Divulgação/PCAM

“Apesar das dificuldades de acesso ao rio e à mata, conseguimos localizar vários currais com os animais. Muitos currais continham em média 20 tartarugas, pesando mais de 50 quilos cada”, explicou o delegado.

Ainda conforme a autoridade policial, no local foi constatado que muitos animais estavam em fracos e alguns já haviam morrido antes de serem devolvidos ao rio.

Não foram encontradas pessoas no local, apenas os animais. Segundo a polícia, as comunidades, cientes da ilegalidade, contaram com informantes que alertaram sobre a chegada das equipes policiais, levando os infratores a fugirem.

Os procedimentos criminais já foram iniciados e a investigação continua para identificar os responsáveis. Todo o processo será encaminhado à Justiça, visando não apenas a responsabilização criminal, mas também a aplicação de multas ambientais que podem chegar a 20 salários mínimos por animal.

A única forma de possuir um animal silvestre legalizado é adquirir o animal de um criadouro ou estabelecimento comercial autorizado pelo Ibama, ou pelo órgão estadual/distrital.

source
Fonte : CNN BRASIL

Ouça a Rádio Piranhas FMRádio Piranhas FM pelo RadiosNet. #OuvirRadio