Recentemente, o Google enfrentou um grande vazamento de informações confidenciais, expondo mais de 2,5 mil páginas de documentos internos que detalham o funcionamento de seu algoritmo de busca. Este vazamento trouxe à tona várias questões importantes sobre transparência, privacidade e ética na coleta e uso de dados dos usuários.

Os documentos vazados mostraram que o Google utiliza técnicas sofisticadas para rastrear o comportamento dos usuários, incluindo a análise do tempo que os visitantes passam em cada site e o uso de dados do navegador Chrome para otimizar seus algoritmos de busca. Embora o Google tenha confirmado a autenticidade dos documentos, a empresa alertou contra suposições precipitadas e destacou seu compromisso com a integridade dos resultados de busca e a luta contra manipulações.

“O Google planeja integrar IA mais profundamente em suas funcionalidades de busca, introduzindo um chatbot conversacional chamado “Magi” e visando tornar os resultados de busca mais visuais, personalizados e interativos”

Alexander Coelho

Sob a perspectiva da proteção de dados, essas revelações levantam questões críticas sobre a transparência e a ética na coleta e uso de dados pelo Google. A empresa coleta uma vasta quantidade de dados para aprimorar seus resultados de busca. E a exposição dessas práticas pode levar a um maior escrutínio sobre como esses dados são manejados e protegidos.

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Um ponto que chamou atenção nos documentos internos vazado, é o foco na integração de inteligência artificial (IA). O Google planeja integrar IA mais profundamente em suas funcionalidades de busca, introduzindo um chatbot conversacional chamado “Magi” e visando tornar os resultados de busca mais visuais, personalizados e interativos. Esta mudança busca competir com as melhorias impulsionadas por IA no Bing, da Microsoft, e atender aos comportamentos de usuários que consomem mais conteúdo de forma rápida, como os vídeos curtos do TikTok​.

Google, IA e proteção de dados na internet

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Recentemente, a big tech Google teve de lidar com vazamento de dados de usuários | Foto: Reprodução/Pixabay

Essa crescente integração de inteligência artificial nas buscas, exemplificada pelo novo chatbot “Magi”, ressalta a necessidade de uma governança robusta para garantir que os dados dos usuários sejam utilizados de maneira ética e segura. Embora a IA possa proporcionar melhores resultados e experiências mais personalizadas, também levanta preocupações sobre a manipulação de dados e a potencial discriminação algorítmica.

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De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados no Brasil, e regulamentos similares como na Europa, é imperativo que as empresas obtenham consentimento explícito dos usuários para a coleta de dados e sejam transparentes sobre como esses dados serão utilizados. A conformidade com essas regulamentações é essencial para proteger a privacidade dos usuários e fortalecer a confiança nas plataformas digitais.

Ou seja, é essencial que o Google e outras empresas de tecnologia implementem práticas de coleta e uso de dados que sejam transparentes, éticas e em total conformidade com as regulamentações de proteção de dados. A adoção dessas práticas não apenas assegurará a proteção da privacidade dos usuários, mas também fortalecerá significativamente a confiança pública nas plataformas digitais. Promoverá, assim, um ambiente on-line mais seguro e confiável para todos.


Por Alexander Coelho. Sócio do escritório Godke Advogados, especializado em Direito Digital e proteção de dados. Certified information privacy manager pela International Association of Privacy Professionals. É membro da Comissão de Privacidade e Proteção de Dados e Inteligência Artificial da seccional de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil. Pós-graduando em Digital Services pela Faculdade de Direito de Lisboa (Portugal).

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Fonte : Revista Oeste

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