Cidades do litoral de São Paulo registraram ocorrências decorrentes da passagem de um ciclone extratropical na região Sul do Brasil, na sexta-feira (11). Segundo a Defesa Civil do estado, os ventos chegaram a 57 km/h, causando danos e preocupando moradores.

Em Santos, as rajadas de vento levaram à queda de uma árvore na praça Domingos Alucino, conforme informou o coronel Onias, chefe da Defesa Civil do município.

Segundo o oficial, a ocorrência foi causada pelo chamado “vento noroeste”, fenômeno que costuma ocorrer logo antes da chegada de uma frente fria, como a que atualmente vem do Sul e se aproxima da região Sudeste.

A Coordenadoria de Paisagismo da cidade foi acionada e já retirou a árvore caída do local.

Já em São Vicente, uma placa solar se desprendeu do telhado de uma residência, e um outdoor caiu em via pública por conta da ventania. Ninguém se feriu.

Em Cubatão, uma lona usada para cobrir a estrutura do galpão de um kartódromo voou e caiu sobre a fiação de transmissão de energia elétrica da rua. A companhia responsável foi acionada e a lona já foi retirada.

Além dessa ocorrência, um vídeo gravado perto da Unidade Municipal de Ensino (UME) Bernardo José Maria de Lorena mostra instabilidade e danos no telhado.

Procuradas, a Prefeitura e a Secretaria de Educação de Cubatão não responderam até o momento.

Em Peruíbe, a Defesa Civil municipal não chegou a ser acionada, mas um vídeo que circula nas redes sociais também mostra a queda de um muro em função dos fortes ventos. A CNN tentou contato com a Prefeitura da cidade, mas não obteve resposta.

Até a última atualização desta reportagem, não havia registros de ocorrências em Praia Grande, Mongaguá, Guarujá e Itanhaém, segundo a Defesa Civil do estado.

Vídeo — Entenda como se comporta um ciclone extratropical

data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”nacional” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”EF1wgCJCWBQ”

Veja também — Estragos causados pela passagem de um ciclone do Sul em julho

Sob supervisão de Vinícius Bernardes

source
Fonte : CNN BRASIL

Ouça a Rádio Piranhas FMRádio Piranhas FM pelo RadiosNet. #OuvirRadio