O Departamento de Defesa dos Estados Unidos lançou um site para disponibilizar informações publicamente disponíveis sobre “fenômenos anômalos não identificados”, popularmente conhecidos como Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs). O site pode ser acessado através deste link.
Ele também servirá como um centro de informações de casos resolvidos de OVNIs, incluindo fotos e vídeos assim que forem desclassificados — perderam o sigilo –, informou o porta-voz do Pentágono, brigadeiro-general Pat Ryder.
Veja também — Ex-oficial da Força Aérea dos EUA alega que governo tem restos mortais “não humanos”
data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”internacional” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”lKu8wgN6rAc”
“O outro conteúdo do site inclui tendências de relatórios e seção de perguntas frequentes, bem como links para relatórios oficiais, transcrições, comunicados de imprensa e outros recursos que o público pode achar úteis”, destacou Ryder.
O site é gerenciado pelo All-Domain Anomaly Resolution Office (AARO), um escritório para resolução de anomalias. A missão, de acordo com o website da agência, é “minimizar a surpresa técnica e de inteligência de fenômenos anômalos não identificados nas proximidades das áreas de segurança nacional”.
“O Departamento [de Defesa] está comprometido com a transparência com o povo americano no trabalho da AARO sobre UAPs [OVNIs]”
Embora o tema dos OVNIs seja de interesse público há muito tempo, a atenção aumentou em julho, quando três veteranos militares testemunharam perante o Congresso dos Estados Unidos, questionando o governo em relação ao que sabe sobre os objetos misteriosos.
“Os UAPs [OVNIs], sejam eles quais forem, podem representar uma séria ameaça às nossas aeronaves militares e civis, e isso deve ser entendido”, disse o deputado democrata Robert Garcia, da Califórnia, durante a audiência.
“Deveríamos encorajar mais relatórios, e não menos sobre UAPs. Quanto mais entendermos, mais seguros estaremos”, argumentou.
Em abril, o Pentágono afirmou que estava rastreando mais de 650 casos potenciais de OVNIs.
O site da AARO descreve os OVINIs como “fontes de detecção anômala” em um ou mais “domínios” – como aéreo, marítimo ou espacial – que “ainda não são atribuíveis a atores conhecidos e que demonstram comportamentos que não são facilmente compreendidos por sensores ou observadores”.
O site incluirá em breve um formulário por meio do qual funcionários, prestadores de serviços e militares do governo dos EUA com conhecimento dos programas do país poderão fazer relatórios de atividades relacionadas aos OVINIs.
Espera-se que esse mecanismo de comunicação seja lançado no outono dos EUA, de acordo com um comunicado de imprensa do Pentágono.
Um mecanismo de relatório separado para o público em geral estará disponível “nos próximos meses”, segundo a nota, que também diz que o site “servirá como um balcão único para todas as informações publicamente disponíveis relacionadas à AARO e OVINIs”.
A agência enfatiza no site, no entanto, que o formulário de denúncia não se destina a transmitir informações confidenciais ou sensíveis e que a equipe da AARO entrará em contato com a pessoa que enviou as informações para obter mais detalhes.
FOTOS — Dia Internacional do Disco Voador: veja os objetos mais estranhos já observados
-
1 de 9
Em abril, o Pentágono divulgou vídeos que mostram OVNIs se movendo rapidamente enquanto eram gravados por infravermelho Crédito: Academia de Artes e Ciências To The Stars
-
2 de 9
Cópia autografada de ‘O Disco Voador Como Eu o Vi’, de Kenneth Arnold, que teria cunhado o termo ‘disco voador’ em 1947 Crédito: Reprodução
-
3 de 9
Jesse Marcel posa com destroços encontrados em Roswell, Novo México, que seriam de OVNIs, um dos casos mais famosos de supostos extraterrestres Crédito: Coleção de Fotografias Fort Worth Star-Telegram/Universidade do Texas/Biblioteca de Arlington
-
4 de 9
Primeiro óvni registrado no Brasil, no Rio de Janeiro, em 1952 Crédito: Arquivo Nacional
-
5 de 9
Caixa d’água em forma de disco voador em Varginha (MG), onde óvnis e uma criatura extraterrestre teriam sido avistados Crédito: Sérgio Castro/Estadão Conteúdo
-
6 de 9
Óvni avistado em São Sebastião (SP) em 1956 Crédito: Arquivo Nacional
-
7 de 9
Ovni avistado perto do Centro de Desenvolvimento Aéreo Holloman, no Novo México, EUA Crédito: Bettmann/Getty Images (16.out.1957)
-
8 de 9
ÓVNI avistado no Novo México, EUA Crédito: Bettmann/Colaborador/Getty Images (3.dez.1967)
-
9 de 9
ÓVNIs avistados sobre um estacionamento em Salem, nos EUA Crédito: Shell R. Alpert/Library of Congress/Corbis/VCG via Getty Images
De acordo com as tendências de relatórios compartilhadas no site da AARO, as características mais comumente relatadas dos OVINIs são que eles são redondos, localizados a cerca de 3 a 9 km, com tamanho de 1 a 4 metros e brancos, prateados ou translúcidos.
Alguns casos de OVNIs não foram explicados em relatórios governamentais, enquanto outros foram atribuídos a “balões ou entidades-balões”, bem como drones, pássaros, eventos climáticos ou detritos transportados pelo ar, como sacos plásticos.
Questionado sobre como o Pentágono garantiria que o site não será invadido por piadas ou relatos não sérios, Ryder disse a repórteres que em breve haveria uma atualização que “permitirá que membros do serviço do Departamento de Defesa ou civis forneçam relatórios através de meios privados e seguros.”
“Um aspecto crítico disso é garantir que as informações possam ser recebidas de uma forma que sejam tratadas adequadamente para garantir, mais uma vez, a privacidade, tanto do ponto de vista legal quanto regulatório, mas também para garantir que esse site e as informações nele contidas são seguras”, destacou Ryder.
“Então, isso será algo sobre o qual continuaremos mantendo o público atualizado. A AARO está focada nos fatos, recolhendo informações, revendo os fatos e, quando possível, desclassificando essas informações, disponibilizando-as”, pontuou.
Compartilhe:
source
Fonte : CNN BRASIL