O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não viajará a Paris para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos nesta sexta-feira (26) e enviará a primeira-dama, Janja Lula da Silva, para representar o Brasil.

A decisão, tomada nas últimas semanas, gerou um impasse diplomático, pois Lula tinha direito a uma credencial intransferível de dignitário. O governo precisou obter uma autorização para a presença de Janja.

Receba notícias do Conexão Política em tempo real no seu WhatsApp

Receba notícias do Conexão Política em tempo real no seu WhatsApp


PARTICIPE DO CANAL

Na sua opinião, quem deveria representar o Brasil na abertura da Olimpíada na ausência de Lula? Participe da nova pesquisa do Conexão Política:

A decisão de enviar Janja levou o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) a intervirem junto ao Comitê Olímpico Internacional (COI) para conseguir a credencial necessária.

O COI destacou que abriu uma “especial exceção” para o governo Lula ao permitir que a primeira-dama substituísse o presidente da República na cerimônia, conforme informou a Folha de São Paulo na última semana. A reportagem procurou o Itamaraty, mas foi orientada a buscar a assessoria pessoal de Janja, que não retornou o contato.

Segundo apuração, uma comitiva de apoio, incluindo membros do cerimonial do governo e quatro seguranças, já está em Paris. Como representante oficial do Brasil, a primeira-dama participará de um jantar oferecido pelo COI a chefes de Estado nesta quinta-feira (25) e outras agendas.

Janja acompanhará a cerimônia de abertura ao lado do presidente da França, Emmanuel Macron, e outras autoridades na tribuna de honra.

Na última segunda-feira (23), Lula conversou por telefone com Macron e informou que Janja será a representante do governo brasileiro na abertura da Olimpíada. Segundo o Palácio do Planalto, Macron disse estar honrado com a presença da primeira-dama.

“Lula explicou ainda ao colega que a primeira-dama, Janja da Silva, será a representante do presidente brasileiro na abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, na próxima sexta-feira, e manifestou votos de sorte ao colega na realização do megaevento esportivo”, disse o governo brasileiro em nota.

“Macron disse estar honrado pela presença e que a primeira-dama francesa, Brigitte Macron, receberá Janja da Silva com toda a atenção”, concluiu o Planalto.

source
Fonte : Conexão Politica

Ouça a Rádio Piranhas FMRádio Piranhas FM pelo RadiosNet. #OuvirRadio