Os participantes que irão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 podem pagar a taxa de inscrição do teste até esta quarta-feira (19). Neste ano, as provas estão previstas para acontecerem nos dias 3 e 10 de novembro em todo o país, e o valor da taxa é de R$ 85. 

O prazo para as inscrições, que havia sido prorrogado em uma semana, encerrou-se na última sexta-feira (14). Quem se inscreveu a tempo, recebeu ainda mais alguns dias para efetivar a inscrição pagando a taxa. 

O pagamento é feito por meio de boleto do Banco do Brasil, disponibilizado ao inscrito após acesso à Página do Participante, por meio do login único do Gov.br.

Até o momento, o Ministério da Educação (MEC) registrou 5.055.699 inscrições para o Enem 2024. O número definitivo de inscrições confirmadas e do perfil do participante será divulgado após a compensação de todos os pagamentos da taxa de inscrição.

Rio Grande do Sul

O número total de inscritos ainda pode aumentar porque o governo federal assegurou um período extra para os candidatos do Rio Grande do Sul se inscreverem, entre 16 e 21 de junho. Os participantes que moram no estado também têm isenção da taxa.

O Ministério da Educação ainda avalia a necessidade de aplicação das provas em nova data para os participantes dos municípios gaúchos, em razão do desastre climático que atingiu o estado no mês passado.

Para mais informações, o edital do Enem 2024 pode ser acessado aqui.

Veja o cronograma do Enem 2024:

  • 14/06: fim do período de inscrições
  • 19/06: pagamento da taxa
  • 03/11: Primeiro dia da prova do Enem 2024
  • 10/11: Segundo dia de prova do Enem 2024
  • 20/11: Divulgação do gabarito
  • 10 e 11/12: Reaplicação das provas
  • 13/01/2025: Divulgação do resultado

Enem 

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, e pode ser utilizado para ingresso no ensino superior em instituições públicas e privadas. 

Na edição deste ano, os participantes poderão utilizar a versão digital da Carteira de Identidade Nacional (CIN) como documento de identificação. 

Outros documentos em versão digital, como o e-Título, a CNH ou o antigo RG, também serão aceitos, desde que apresentados nos aplicativos oficiais, não sendo reconhecidas as capturas de tela.

Com informações da Agência Brasil 

source
Fonte : CNN BRASIL

Ouça a Rádio Piranhas FMRádio Piranhas FM pelo RadiosNet. #OuvirRadio