Para ficar com uma das 1.100 vagas do concurso para soldado da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, o candidato tem que passar por quatro etapas: exame intelectual, exame psicológico, exame de saúde e os testes de aptidão física. A comissão do certame orienta que a preparação para a última fase, que é o TAF (teste de aptidão física), comece de agora, junto com os estudos para a prova intelectual.

Na primeira etapa, o candidato vai fazer uma prova objetiva com 80 questões e uma redação, em cinco horas. Somente serão corrigidas as redações dos candidatos habilitados em até quatro vezes o número de vagas na prova objetiva. A correção da prova discursiva (a redação) é eliminatória e classificatória, com pontuação de 0 a 10. Só será habilitado, quem nela tiver nota igual ou superior a 5 pontos.

Os habilitados na prova discursiva serão submetidos ao exame psicológico, que também tem caráter eliminatório. Só passarão para próxima fase os considerados aptos. A terceira etapa é o exame de saúde, que tem caráter eliminatório e serve para avaliar, através de exames e testes, se o militar apresenta saúde física e mental para desempenhar as atividades de policial ou bombeiro militar.

A última fase, que requer preparação a longo prazo, é o teste de aptidão física, onde são cobrados para os candidatos do sexo masculino cinco flexões na barra fixa, corrida de 100 metros em 15 segundos, 35 abdominais remador em 1 minuto, corrida de 2.400 metros em 12 minutos e salto em altura de 1,20 metro (para PM) ou 50 metros de natação em 1 minuto (para bombeiros). Para o feminino, são feitos testes de suspensão de 10 segundos em barra fixa, corrida de 100 metros em 15 segundos, 30 abdominais remador em 1 minuto, corrida de 2.400 metros em 14 minutos e salto em altura de 1,00 metro (para PM) ou 50 metros de natação em 1 minuto e 10 segundos (para bombeiros).

Das vagas – Para a Polícia Militar, são 810 vagas para o sexo masculino e 90 para o sexo Feminino. No Corpo de Bombeiros, são 180 para o sexo masculino e 20 para o sexo feminino. 20% das vagas são para pessoas declaradas negras, conforme assegura a Lei Estadual nº 12.169/2021. Tem vagas para os 4 regionais do Estado. Os detalhes estão no item 3.2 do edital.

source
PM PB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *