O Partido dos Trabalhadores (PT) oficializou, neste sábado, 5, o apoio à candidatura do deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) à prefeitura de São Paulo em 2024. Conforme antecipou Oeste, a aliança foi selada durante o congresso municipal da sigla, organizado na capital paulista.

Em seu discurso, Boulos — que é um dos líderes do MTST –, citou os legados da gestão petista na cidade, elogiou o presidente Lula e disse ter “orgulho” do trabalho com o MTST nos últimos 20 anos.

publicidade

No entanto, boa parte de sua fala foi dedicada a criticar o atual prefeito de SP, Ricardo Nunes (MDB) — que busca o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro para a reeleição.

“Temos que mostrar e falar para devolver São Paulo para o povo”, disse Boulos. “Todos temos orgulho de São Paulo, uma cidade de vanguarda, inovadora, a cidade do modernismo. Bate uma tristeza a gente ver essa cidade tão grande, com tantas virtudes, com tanta história, abandonada como ela está hoje, sem comando, à deriva. Quem anda por São Paulo hoje tem um sentimento de insegurança, de caos. Não tem o básico de zeladoria, as pessoas jogadas nas calçadas, debaixo de viaduto, a maior população de rua da história.”

O apoio petista é resultado do fortalecimento do deputado na capital. Em 2020, o psolista foi para o segundo turno na disputa contra Bruno Covas.

Já o candidato do PT, deputado Jilmar Tatto, ficou em sexto lugar — o pior desempenho da história do partido na cidade. Conforme a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), a decisão “foi uma questão de conjuntura”, pois os quadros da sigla “não se mostraram os melhores candidatos”.

Nas redes sociais Boulos comemorou o apoio:

O que está por trás da escolha de Guilherme Boulos

petista boulos
O acordo entre Boulos e Lula foi costurado nas eleições de 2022 | Foto: Lula Marques/Agência PT/Reprodução/PT

A aliança se trata de uma decisão histórica do partido, que nunca abriu mão de lançar um candidato cabeça de chapa em todas as eleições. Antes de conquistar o apoio do PT, Boulos garantiu que o presidente Lula o apoiasse.

O acordo entre Boulos e Lula foi costurado nas eleições de 2022, quando o deputado do Psol retirou sua candidatura ao governo de São Paulo para apoiar o então candidato do PT Fernando Haddad, atual ministro da Fazenda.

Segundo o vereador de SP João Ananias (PT), o apoio do partido deve vir depois de o PT ter a certeza de que vai ser contemplado com a verba do fundo partidário para as candidaturas de seus vereadores.

A legenda, porém, deve indicar um nome para a vice-prefeitura. Há uma preocupação dos vereadores em não conseguir manter a atual bancada de oito eleitos — a maior da Câmara Municipal ao lado do PSDB.

Depois do evento de hoje, a “temperatura” nas divergências internas no PT deve baixar. Isso por que uma ala do partido ligada ao deputado Jilmar Tatto, secretário nacional de Comunicação da sigla, defendem publicamente uma candidatura própria do partido.

Agora um dos desafios de Boulos será atrair os eleitores de centro, pois Nunes vai tentar associá-lo ao radicalismo.


source
Fonte : Revista Oeste

Ouça a Rádio Piranhas FMRádio Piranhas FM pelo RadiosNet. #OuvirRadio