Punição ao Cruzeiro após briga em Curitiba? Advogado explica o que pode acontecer

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

As cenas de violência protagonizadas por torcedores de Coritiba e Cruzeiro durante partida disputada neste sábado (11), no Durival de Britto, devem render punições importantes aos dois clubes envolvidos.

De acordo com Gustavo Lopes, especialista em direito desportivo, é pouco provável que a perda de pontos seja a condenação dada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Ainda segundo o advogado, apesar de existir uma possível interpretação do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) que renderia a perda de pontos, não há nenhum precedente em casos como o deste sábado. A falta de jurisprudência torna improvável essa punição.

Não há precedente para isso. Haveria um espaço para uma interpretação do CBJD que poderia render a perda de pontos. No entanto, não há nenhum caso do tipo e acho muito pouco provável que algum dos times perca ponto pelo episódio. Ainda mais com a grande influência esportiva que teria na reta final do Campeonato Brasileiro

Gustavo Lopes, especialista em direito desportivo

Portões fechados?

Ainda segundo Gustavo Lopes, a punição do Cruzeiro deve ser a obrigação de atuar com portões fechados nas próximas partidas pelo Campeonato Brasileiro. Como o clube mineiro não era mandante do jogo, não deve haver a proibição de mandar jogos no Mineirão ou outros estádios de Belo Horizonte.

Do outro lado, o Coritiba deve receber gancho pesado justamente por não ter fornecido as condições necessárias de segurança para a realização da partida no Durival de Britto, na capital paranaense.

“Como é mandante, o Coritiba é responsável pela segurança do estádio. Como mandante, era obrigação dele. É difícil o Coritiba fugir da punição de mando de campo”, completou.

Cruzeiro tem três jogos como mandante

O Cruzeiro tem mais três jogos como mandante nesta edição da Série A. O time celeste ainda joga em casa contra Vasco, Athletico-PR e Palmeiras. A presença do público nesses duelos importantes na luta contra o rebaixamento dependerá da punição do STJD.

Ainda pela briga em Curitiba, é possível que o clube celeste receba a punição de não poder contar com torcedores como visitantes em outros estádios do Brasil.

Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas

source
Fonte : CNN BRASIL

Leia Também

Deixe seu Comentário