O presidente da Rússia, Vladimir Putin, presenteou o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, com uma limousine de luxo da marca russa Aurus. Segundo informações divulgadas pelo Kremlin, nesta terça-feira, 20, o gesto é um sinal público da aproximação entre os dois países. O veículo é o carro presidencial oficial de Putin.

A relação entre as nações vem se estreitando desde o início da guerra da Ucrânia. Isso porque os norte-coreanos passaram a fornecer armas para os russos.

De acordo com o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, Kim se apaixonou pelo carro durante uma viagem ao leste da Rússia, em setembro do ano passado. 

Leia também: “Rússia: relembre outras mortes misteriosas de críticos de Putin”

Na ocasião, Putin mostrou ao líder norte-coreano uma das limousines blindadas pretas utilizadas pelo governo durante uma visita ao Cosmódromo Vostochny. Quando os dois se sentaram no veículo, Kim “pareceu gostar” do que viu.

Com isso, Putin decidiu presentear o ditador com o carro. A limusine foi entregue a assessores de Kim Jong-un no domingo 18.

Ainda segundo o Kremlin, a Rússia pretende estreitar os laços com outros países vizinhos. 

“A Coreia do Norte é nossa vizinha, nosso vizinho próximo, e pretendemos desenvolver as nossas relações com todos os países vizinhos”, informaram os russos, em comunicado.

Conhecendo a limusine de luxo de Putin

carro putin
A limusine de luxo Aurus Senat é o carro oficial de Vladimir Putin | Foto: Reprodução/Twitter/X

De acordo com o site da montadora, a limusine de modelo Aurus Senat é um veículo de luxo desenvolvido para fornecer um alto nível de conforto e segurança para seus passageiros. 

O carro tem 6,7 metros de comprimento e pesa 7,2 toneladas. O modelo também possui blindagem forte, com vidros reforçados, piso protegido contra bombas, pneus run-flat, modelo que roda mesmo furado, armas integradas e até oxigênio embutido para casos de emergência.

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

O veículo conta com um motor biturbo, que roda à gasolina V8 de 4,4 litros, desenvolvido em parceria com a Porsche. O propulsor é elétrico e possui transmissão automática de nove marchas. A limusine pode ir de zero a 100 km/h em apenas 6 segundos.

source
Fonte : Revista Oeste